2.249 alunos da região poderão ingressar no ensino superior com Prova Paraná Mais

A partir deste ano, somente no Núcleo Regional (NRE) de Campo Mourão, 2.249 alunos que estão cursando atualmente a 3ª (ou 4ª) série do ensino médio terão a oportunidade de usar a nota da Prova Paraná Mais para ingresso a universidades estaduais públicas do Paraná.

O Decreto nº 5.835/24 que institui essa medida foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, no início desta semana. Um dos critérios para concorrer às vagas ofertadas nas instituições estaduais de ensino superior é que os alunos tenham cursado o ensino médio completo em rede pública estadual de educação.

A novidade ressoou de forma positiva entre representantes da educação básica e superior. A chefe do NRE de Campo Mourão, professora Ivete Keiko Sakuno Carlos, resumiu a medida como uma ‘oportunidade fantástica’.

“É um projeto muito grandioso, importante, que vem beneficiar os alunos da rede estadual de educação”, comemorou, ressaltando que a união entre o governador do estado, Ratinho Junior, o secretário estadual de Educação, Roni Miranda, e secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, beneficiará os alunos.

Ela comentou que, no ano passado, já foi realizada uma espécie de “experimento”, tendo sido aproveitada a nota da Prova Paraná como requisito para ingresso à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Cascavel.

“Nós tivemos um aluno, que é do Colégio Santos Dumont, de Campina da Lagoa, que, através da nota da Prova Paraná de dois mil e vinte e três, conseguiu ingressar no curso de medicina daquela instituição”, contou, com orgulho.

A professora comentou, ainda, que os critérios dessa prova ainda não foram divulgados, mas assegurou que a assinatura desse decreto será uma forma de estimular os alunos da rede estadual de ensino a se esforçarem a estudar para conquistarem uma ‘sonhada’ vaga no ensino superior.

Ao menos, 114 vagas em diversos cursos de graduação da Unespar de Campo Mourão poderão ser preenchidas utilizando os resultados da avaliação como critério de seleção

Vagas em cursos de graduação na Unespar

Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a previsão é que 20% das vagas nos cursos das universidades estaduais do Paraná (Unespar), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) sejam destinadas aos estudantes que cursarem o ensino médio integralmente na rede pública de ensino, utilizando também os resultados da avaliação como critério de seleção.

Na Unespar, que abrange os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí, Loanda e União da Vitória, isso equivale a aproximadamente 680 vagas, com base no que foi apurado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Unespar, por meio da Resolução nº 013/2024. Já no campus de Campo Mourão, serão 114 vagas, em diversos cursos de licenciatura e bacharelado, conforme listadas no final desta reportagem.

A professora doutora Aurea Andrade Viana de Andrade, coordenadora geral do vestibular da Unespar, também comemorou a medida. “A adesão da Prova Mais Paraná é mais uma forma de democratização ao acesso ao ensino superior público e especialmente uma relação mais efetiva com as escolas públicas da educação básica”, disse.

Prova Paraná Mais

Conforme a Seed divulgou em seu portal na internet, a Prova Paraná foi criada para avaliar o desempenho dos estudantes e a qualidade da educação pública do estado. A avaliação é aplicada anualmente por essa secretaria aos alunos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual.

Já a Prova Paraná Mais é direcionada aos estudantes no fim de cada etapa de ensino: 5º ano do fundamental, o último dos anos iniciais; 9º ano do fundamental, o último dos anos finais; e 3ª ou 4ª série do ensino médio. Com o novo decreto, essa avaliação terá a matriz de conteúdos ampliada, para a última etapa da educação básica, pois, até então, era focada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, também terá inclusão da redação, que é critério obrigatório por lei para a seleção de acesso ao ensino superior.

Somente no NRE de Campo Mourão, que abrange instituições de ensino de 16 municípios, 2.198 alunos da 3ª ou 4ª série do ensino médio fizeram a última prova, que foi aplicada em 2022. A nível estadual, cerca de 120 mil estudantes que estão cursando essa etapa da escolarização em 2024 poderão concorrer às vagas nas universidades, com ingresso em 2025.

Comissão

Foi estabelecida uma comissão para análise da utilização da Prova Paraná Mais nas Universidades Estaduais do Paraná como uma das formas de ingresso e para acompanhamento de todo o processo. Ela é composta por membros da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), da Seed e de todas as instituições estaduais de ensino superior do Paraná.

Vagas na Unespar Campo Mourão

As vagas disponíveis na Unespar de Campo Mourão para ingresso pela nota da Prova Paraná Mais são: Administração (bacharelado), Ciências Contábeis (bacharelado), Ciências Econômicas (bacharelado) e Pedagogia (licenciatura), com 16 vagas, cada; Letras – Português e Inglês (licenciatura) –, com 10 vagas; Engenharia de Produção Agroindustrial (bacharelado), História (licenciatura), Matemática (licenciatura) e Turismo (bacharelado), com 8 vagas, cada; Geografia (licenciatura) e Geografia (bacharelado), com 4 vagas, cada.

Serviço

O Decreto nº 5.835/24 pode ser acessado na íntegra aqui.