2ª etapa do Enem movimenta estudantes neste domingo em Campo Mourão

Será realizada neste domingo (10), em Campo Mourão, a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quase 4 mil candidatos (3.709) voltam aos locais de provas para as disciplinas de matemática e ciências da natureza, no município.

Assim como aconteceu na primeira etapa, as provas serão realizadas no Colégio Estadual, Unidade Polo; Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Federal do Paraná (UTFPR). Os portões abrirão ao meio-dia e serão fechados às 13 horas. 

Na primeira etapa do Exame (domingo, dia 3) aproximadamente 22% dos 3.709 candidatos faltaram ao Enem, o equivalente a 816 inscritos. Na ocasião, os participantes fizeram as provas de redação, ciências humanas e linguagens.

O índice total de abstenções no Enem 2019 será fechado apenas após o segundo dia de aplicação. Quem não fez a prova no último domingo ainda poderá comparecer amanhã para o exame.  Neste ano, o Enem passou a ter uma nova regra, candidatos cujos aparelhos eletrônicos que emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos seriam eliminados.

A exemplo do último sábado, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, estará oferecendo hoje o aulão de véspera, visando a preparação dos candidatos para o Enem. A atividade faz parte do projeto “Cursinho Solidário” e as aulas serão ministradas no anfiteatro da universidade. 

O resultado das provas do Enem poderá ser usado pelos estudantes em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Em todo o Paraná, mais de 211 mil estudantes tiveram a inscrição confirmada para a prova do Enem. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 3,9 milhões de pessoas voltam a realizar a prova neste domingo. Na primeira etapa, Os cerca de 1,2 milhão faltaram, o equivalente a 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame.