2º Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação começa nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (27), o 1º Hackathon Agrotech, que faz parte da programação do 2º Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (FATI), organizado pela Câmara Temática do Agronegócio do Codecam. O evento conta também com apoio na organização do Sebrae, Sindicato Rural, Acicam e Orbital Aceleradora. O evento já conta com mais de 60 participantes, alocados em 12 equipes. 

A abertura do 2º FATI nesta sexta será às 19h30, com palestras sobre a conectividade no campo, a aplicação de internet das coisas (IoT) e da tecnologia 4G e 5G na agricultura. Outros temas programados são a inovação como estratégia de desenvolvimento, o papel da agricultura paranaense nos cenários nacional e internacional e o que o governo do Paraná tem feito para estimular a agricultura 4.0.

Para esta edição, o Hackathon tem como objetivo apresentar possibilidades de novas introduções da tecnologia, de novas formas e para as mais diversas áreas que possam ser abrangidas pela cultura do agronegócio, tendo como tema formal “O futuro do agronegócio e as novas tecnologias”. A base é a quádrupla hélice: setor produtivo, a academia, o governo e a sociedade civil para a geração de negócios inovadores que tenham o agronegócio como plano de fundo e destinatário. 

A palavra “Hackathon” é derivada de duas outras, sendo, “hack” referente à programação com excelência, e “marathon” de maratona, desta forma, o evento é uma maratona intensiva de programação, que no caso vai durar três dias. O Hackathon terá curadoria da EducaInova Hub Educacional, e diversas parcerias com Instituições de Ensino Superior, tais quais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Unicampo, Centro Universitário Integrado, Unespar e Unipar.

Como incentivo, as três primeiras equipes vencedoras do I Hackathon Agrotech terão como premiação, valores em dinheiro, mais pré-incubação de 6 meses no Programa de Pré-incubação da Incubadora Agroi9. As premiações serão do 1º ao 3º colocado. 

Para a coordenadora da Câmara Temática do Agronegócio do Codecam, Dra. Dâmares Ferreira, o Hackathon é um evento plural, com uma competitividade salutar, com viés acadêmico e educacional.