21ª Feira Agropecuária do Integrado movimenta Campo Mourão neste sábado

O Centro Universitário Integrado de Campo Mourão realiza neste sábado (23), das 8 às 17 horas, a sua XXI Feira Agropecuária. O evento, promovido desde 2003, é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/Emater), no campus da Universidade, localizado na rua Lauro de Oliveira Souza, região do Jardim Batel. A participação é gratuita. No entanto, os organizadores solicitam aos participantes a doação de 1 quilo de alimento, 1 kg de ração ou 1 litro de leite na entrada do evento. As doações serão repassadas a entidades assistenciais da cidade.

A Feira Agropecuária do Integrado tornou-se tradicional no calendário regional, reunindo a cada ano milhares de visitantes de toda a região da Comcam, movimentando o setor do agronegócio. Para esta edição é esperada a presença de 2.500 pessoas. Durante o evento, áreas experimentais são analisadas por professores, alunos, produtores rurais e empresas parceiras do evento, ligadas ao agro, palestras, workshops, exposição de máquinas agrícolas, rodadas de negócios, além de apresentações de tecnologias do setor.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade, cerca de 40 empresas do setor agropecuário, agentes financeiros e cooperativos terão estandes para expor seus produtos, serviços, maquinários, implementos agrícolas e mostrar as novidades que ajudam no desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.

A atividade é um verdadeiro laboratório a céu aberto, oportunizando a troca de informações e experiências sobre práticas e soluções tecnológicas rurais entre docentes, acadêmicos, alunos de colégios agrícolas, produtores rurais, empresas do agro, entre outros. Vários stands com temas diferentes estão instalados no local.

“A feira é realizada em uma das regiões mais produtivas do país. O evento é organizado pelo BeAgro – o primeiro ecossistema de educação, inovação e tecnologia para o agronegócio do Brasil – conecta técnicos, professores, profissionais, estudantes, produtores, convidados e promove o compartilhamento do saber”, explicou o coordenador do curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado, Marcelo Henrique Savoldi Picoli.

Tecnologias de plantio

Entre as inovações apresentadas durante no encontro deste ano estão as tecnologias de plantio, pulverização e colheita; equipamentos de regulagem de pulverizadores; drones agrícolas e aulas práticas em campos experimentais que vão apresentar os resultados de cultivares testados para obter lavouras mais produtivas, rentáveis e de qualidade diferenciada. A convivência harmônica das abelhas com as plantações de soja, os sistemas de coletas e análises de solo e o manejo integrado de pragas e doenças também serão abordados no evento. Tratores, colheitadeiras, semeadeiras, máquinas de pequeno, médio e grande porte terão linhas de créditos e financiamentos especiais no local.

Clínica veterinária

O Jornalista João Alécio Mem, responsável pela Comunicação da Universidade, informou nesta sexta-feira (22), que a Clínica Veterinária Integrado também estará participando da feira, fazendo a prevenção de doenças em pequenos animais e vão ofertar orientações de como prevenir doenças, falar sobre alimentação, hábitos de vida, vacinas, medicações e exames para pequenos animais.

Também haverá a exposição de animais para comercialização (cães, gatos, serpente, peixes e lhamas) mini fazenda (bezerro, porquinho, ovelhas, cavalos e cabra) e comercialização de tourinhos com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP). Para o público, haverá distribuição de pipoca, bexigas, brincadeira em touro mecânico, distribuição de mudas de árvores

O gerente do escritório Regional do IDR-PR de Campo Mourão, Jairo Quadros, destacou que os participantes terão ‘uma experiência única no mundo do agronegócio’ participando do evento. “São mais de 40 parceiros expondo seus produtos e apresentando tecnologias. Além disso temos confirmadas a presença de agentes financeiros, e empresas que atuam nos mais diferentes segmentos, como placas solares, poços artesianos, veículos, agroindústria, laboratórios de solos, irrigação, plots de novas variedades de soja, equipe de professores, especialistas e pesquisadores de várias áreas entre outras atrações”, falou ele.

Inovação Acadêmico Pedagógico

A BeAgro Integrado, primeira vertical do agronegócio no Brasil, terá um espaço exclusivo no evento para interagir com os visitantes. A vertical se consolida em três pilares: educação, inovação e sustentabilidade e conta com parcerias de outras instituições de ensino, empresas e hubs de inovação.

A iniciativa resultou em um aumento de 30% no número de estudantes matriculados em Agronomia do Centro Universitário Integrado e posiciona o curso como referência em educação e formação no agronegócio brasileiro. Em 2023 a instituição foi premiada com o Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2023 (PNGE) na categoria Inovação Acadêmico Pedagógico com o projeto BeAgro Integrado. A verticalização é um ecossistema inovador no Brasil que oferece soluções diferenciadas para a carreira do estudante de Agronomia, desde a escolha da graduação até a vida profissional.