21º Fetacam registra recorde com 143 inscrições; festival será em outubro
Com 143 inscrições, somando as três categorias (mostra oficial, mostra itinerante e ações formativas), a 21ª edição do Festival de Teatro de Campo Mourão (Fetacam) – que será de 14 a 27 de outubro deste ano –, teve um número recorde de interessados em participar do evento. Para se ter ideia, no ano passado, foram registradas 90 inscrições. “É uma alegria muito grande ter esse aumento no número de inscritos”, expressou a coordenadora de Ação Teatral de Campo Mourão e organizadora do festival, Priscilla Beatriz Rodrigues.
Ela ressaltou que participaram da seleção grupos de diversos estados do Brasil, sendo do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Amazonas. Ao todo, serão realizados 10 espetáculos diferentes – todos gratuitos ao público –, por grupos selecionados por meio de edital e convidados. Alguns dos espetáculos serão exibidos mais de uma vez, somando, portanto, 15 apresentações. Elas estarão divididas entre “mostra itinerante”, “mostra paralela” e “mostra oficial”.
Priscilla destacou que, na primeira categoria, o público em geral terá a oportunidade de assistir à adaptação de um clássico da literatura de Cordel: “Juvenal e o dragão”, com o Grupo Fóco de Teatro, de Ribeirão Preto (SP), apenas uma vez. Será no dia 14 de outubro (feriado municipal), às 17 horas, na Praça Munhoz da Rocha, popularmente conhecida como Praça do Fórum. Outras apresentações desse espetáculo serão para públicos fechados em diferentes espaços. Já a mostra paralela abrange os grupos de Campo Mourão que foram convidados a participar do festival e serão realizadas em três dias, com grupos locais.
Por sua vez, a mostra oficial terá o maior volume de apresentações. “São os espetáculos que participaram do nosso edital, concorreram e foram selecionados para apresentação única no Teatro Municipal, cada um em uma noite”, explicou Priscilla, lembrando que todas essas duas mostras ocorrerão no Teatro Municipal, sempre às 20 horas. Dentro dessa categoria, também se apresentará, em uma das noites, um grupo convidado.
Além disso, haverá três ações formativas, que já estão com as inscrições abertas aos públicos-alvo interessados e podem ser feitas de forma on-line, conforme cronograma apresentado no final desta reportagem. Uma das oficinas será realizada em dois dias, já as outras, em um dia cada.
O secretário de Cultura de Campo Mourão, Roberto Cardoso, destacou que o evento como um todo ‘será um grande encontro nacional de Teatro na cidade’. Por isso, aproveitou para deixar um convite às famílias mourãoenses. “Durante pelo menos quinze dias em outubro o Teatro estará em evidência em nossa cidade; toda a população está convidada a prestigiar gratuitamente os espetáculos que acontecerão no Teatro Municipal de Campo Mourão”, disse.
Programação completa
Mostra itinerante
(Horário/local): às 17 horas, na Praça Munhoz da Rocha – Praça do Fórum)
* 14/10 (segunda-feira)
Espetáculo: Juvenal e o dragão – Grupo Fócu de Teatro, de Ribeirão Preto (SP)
Classificação indicativa: livre
Mostra paralela
(Horário/local: às 20 horas, no Teatro Municipal de Campo Mourão)
* 15/10 (terça-feira)
Espetáculo: BECO – direção de Ana Paula Soares, de Campo Mourão
Classificação indicativa: 10 anos
* 16/10 (quarta-feira)
Espetáculo: O Contestado – Núcleo 07, do Curso Livre de Teatro da Secretaria de Cultura de Campo Mourão e direção de Carlos Soares
Classificação indicativa: 12 anos
* 18/10 (sexta-feira)
Espetáculo: Simplesmente Veríssimo – 2° ano do Curso Livre de Teatro da Secretaria de Cultura de Campo Mourão e direção de Priscilla Rodrigues
Classificação indicativa: livre
Mostra oficial
(Horário/local: às 20 horas, no Teatro Municipal de Campo Mourão)
* 22/10 (terça-feira)
Espetáculo: BULL – Duplo Produções, de Curitiba (PR)
Classificação indicativa: 12 anos
* 23/10 (quarta-feira)
Espetáculo: Cafés Malditos – Alameda Cia. Teatral, de Curitiba
Classificação indicativa 14 anos
* 24/10 (quinta-feira) – grupo convidado
Espetáculo: Fragmentos da morte de Ivan Ilitch (inspirado na obra de Leon Tolstói) – Núcleo Cênico Oficina das Artes do Departamento de Polícia Penal do Paraná (DEPPEN) e Conselho da Comunidade de Execuções Penais de Maringá (CCEPMA), de Maringá
Classificação indicativa: livre
* 25/10 (sexta-feira)
Espetáculo: Se a memória não me falha – Cia. de Teatro Autoral, de Curitiba
Classificação Indicativa: 14 anos
* 26/10 (sábado)
Espetáculo: Você Morre – Coletivo “É só isso”, de São Paulo (SP)
Classificação indicativa: 16 anos
* 27/10 (domingo)
Espetáculo: O vestido da rainha – Cia Bambolina, de Paraguaçu Paulista (SP)
Classificação indicativa: 12 anos
Ações formativas
(Horários/local: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Casa da Cultura)
* 19 e 20/10 (sábado e domingo)
Oficina: Iniciação em Projetos Culturais com ênfase em Teatro
Ministrante: Claudia Zanca, de Curitiba
Público-alvo: estudantes, artistas e interessados em geral pelo tema acima de 18 anos
Vagas: 10
Inscrição: https://forms.gle/VLQnN8jAuqBKRHPC8
* 26/10 (sábado)
Oficina: Escrita Criativa de Dramaturgias para a Cena
Ministrante: Natiele Fontana, de São Paulo (SP)
Público-alvo: pessoas de todas as idades, que tenham ou não experiência com teatro e queiram construir histórias a partir de personagens femininas fortes e originais
Vagas: 20
Inscrição: https://forms.gle/nXPJH4YBG8B2Mm6X9
* 27/10 (domingo)
Oficina: Iluminação – O desenho da luz
Ministrante: Roger Santos, de Gravataí (RS)
Público-alvo: artistas e entusiastas da iluminação cênica acima de 16 anos
Vagas: 30
Inscrição: https://forms.gle/HtpApxYGhqVC3EE5A
Serviço
Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (44) 3523-7889.