35% dos veículos que estacionam na zona azul não pagam e levam multa

De cada 10 condutores que utilizam o estacionamento rotativo na área central de Campo Mourão, no mínimo três não estão pagando pelo tempo de uso da vaga. Com isso, o sistema implantado em julho, completou seis meses com uma taxa de inadimplência em torno de 35%, segundo a empresa Brasmoove, concessionária do serviço. A multa para quem estaciona e não paga é de R$ 195,23 e é cobrada pela Diretran, órgão da prefeitura.

“A empresa só faz a venda de créditos e efetua a notificação aos condutores que não fazem o pagamento. Hoje 35% das notificações viram multas, mas não é a empresa que arrecada e sim a prefeitura. Isso tem gerado prejuízos”, relata um dos diretores da Brasmoove.

A notificação que chega no domicílio do proprietário do veículo é encaminhada pela Diretran. Antes da efetivação da multa ele terá o prazo para defesa ou indicação do condutor. Além do valor financeiro a punição também inclui perda de 5 pontos na CNH para quem estaciona e não paga. Para efetuar o pagamento o condutor tem como opção o aplicativo da empresa (Pare Azul) pelo telefone celular ou comprar créditos em uma das centenas de empresas cadastradas.

Uma das monitoras contratada há dois meses conta que recebe reclamações todos os dias. “Geralmente reclamam do sistema, não do tratamento do monitor. As principais reclamações é o fato de ter que pagar e de não haver tempo de tolerância. Ficam muito bravos porque sentem-se pressionados pela gente e acham que a notificação já é a multa. Para alguns dá trabalho para explicar”, relata a monitora.

Semestre

Um dos diretores da empresa concessionária disse que no mês de dezembro houve um crescimento em torno de 15 por cento no número de usuários. “Foi um mês de maior movimento e obviamente também de maior inadimplência”, observa. Segundo ele, o sistema ainda está na fase de amortização dos investimentos.

Conforme o diretor, mais 15 funcionários foram contratados em dezembro, o que elevou o quadro para 40 colaboradores. “Temos dado emprego para pessoas que estavam em situação vulnerável, que realmente estavam precisando”, disse o diretor, ao acrescentar que além de salário os funcionários recebem vale-refeição. Para ele, apesar da inadimplência significativa, melhorou a aceitação do usuário, assim como a colaboração dos comerciantes.

Acicam

A implantação do estacionamento rotativo em Campo Mourão foi uma reivindicação dos empresários em razão da falta de vagas para clientes do comércio, conforme reconhece o presidente da Acicam, Ben-hur Berbet. Segundo ele, a Acicam vem acompanhando a evolução e vai ouvir os empresários para ter uma avaliação mais precisa dos benefícios, bem como necessidade de eventuais ajustes.

“Já fizemos uma pesquisa e faremos uma outra para confrontar os dados e oferecer um panorama melhor. Como empresário vejo como muito positivo, mas talvez alguns ajustes sejam necessários e por isso vamos reunir o empresariado para tratar desse assunto”, completou Ben-hur.

O empresário e jornalista Dilmércio Daleffe também considera positiva a implantação do rotativo, mas faz uma observação. “O objetivo de ter vaga para estacionar foi alcançado. Só acho que a empresa e o município poderiam ter o bom senso de dar pelo menos 10 minutos da carência”, opina.