4ª edição do Pint of Science em Campo Mourão registra recorde de público

A 4ª edição do Pint of Science em Campo Mourão, maior festival de divulgação científica do mundo, encerrou-se com um público recorde. Foram 841 participantes ao longo do evento, que aconteceu de segunda (13) a quarta-feira (15). Os bares da cidade foram o “palco” da experiência, que combinou ciência e descontração.

O evento, que aconteceu simultaneamente em 513 cidades ao redor do globo, trouxe para Campo Mourão 13 palestras, apresentadas por renomados pesquisadores e professores locais. A noite de estreia foi especialmente marcante, com um destaque exclusivo para as mulheres na pesquisa, reforçando a importância da diversidade e da inclusão na ciência.

Organizado pelo IDEA5 e Centro Universitário Integrado, com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Panará (Unespar), ambos os campus de Campo Mourão, Faculdade Unicampo, Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODECAM), Sistema Regional de Inovação (SRI) Centro Ocidental, Ecossistema de Inovação e Secretaria de Inovação e Desenvolvimento de Campo Mourão, o evento foi considerado uma forma de reafirmar o compromisso da cidade com a disseminação do conhecimento científico de maneira acessível e envolvente.

O Pint of Science oferece uma plataforma única para que cientistas compartilhem suas pesquisas diretamente com o público em um ambiente informal. De acordo com os organizadores, esta edição no município não foi exceção, proporcionando um espaço onde curiosidade e aprendizado se encontraram em um clima de convivência e entretenimento.

“Estamos extremamente satisfeitos com a resposta do público e a qualidade das palestras. É gratificante ver a comunidade se envolver e apoiar a ciência. Além disso, o evento também é um grande revelador de talentos, que sempre nos mostram pesquisadores com grande capacidade de divulgar a ciência para o público leigo”, observa Eduardo Akira Azuma, coordenador local do evento.

Na ocasião, também foram coletadas doações de itens de higiene para serem destinados às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC) de Campo Mourão.