65.951 mourãoenses vão às urnas neste domingo escolher prefeito e 13 vereadores

65.951 mourãoenses vão às urnas neste domingo  – dia 15 de novembro -, escolher prefeito, vice-prefeito, e 13 vereadores para administrarem Campo Mourão pelos próximos 4 anos. Será a 18ª eleição municipal da cidade. A votação foi aberta às 7 horas, prosseguindo até às 17 horas. Este ano, por conta da pandemia de coronavírus, o eleitor ganhou uma hora a mais da Justiça Eleitoral para votar. Em eleições anteriores o pleito sempre teve início às 8 horas. A expectativa é que o resultado saia cerca de uma hora a uma hora e meia depois do fim da votação.

Em Campo Mourão, a população terá três opções de escolha para prefeito: Nivalda Sguissardi Roy (PT); Rodrigo Salvadori (PP) e Tauillo Tezelli (Cidadania), que disputa a reeleição. Além disso, poderão eleger 13 vereadores entre 191 candidatos. Este ano, o TSE suspendeu a utilização de identificação do eleitor por biometria. Ou seja, para votar, é necessário a pessoa levar um documento com foto. 

A Justiça Eleitoral orienta os eleitores para que levem uma colinha com os números de seus candidatos anotados. O eleitor deverá votar duas vezes, primeiro digitando cinco números para eleger um vereador e, depois, dois números para eleger uma chapa composta por prefeito e vice-prefeito. O tempo médio de votação não deverá ultrapassar um minuto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. O tempo foi calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto para o segundo cargo. 

Por conta da pandemia de coronavirus, o TSE elaborou um passo a passo (veja abaixo) sobre a movimentação que deve ser feita pelo eleitor dentro da seção de votação. O fluxo será orientado pelos mesários. As seções ficarão abertas das 7 às 17 horas. Das 7 às 10 horas será mantido um horário preferencial para que pessoas com mais de 60 anos possam votar. 

Devido às restrições impostas pela pandemia, a campanha eleitoral foi bastante calma em Campo Mourão. O mesmo é  esperado pelo juiz titular da 183ª Zona Eleitoral de Campo Mourão, Cezar Ferrari, no dia da eleição. “Esperamos uma eleição tranqüila e que os melhores candidatos do momento se elejam. Esperamos que estas pessoas que receberem o voto e a confiança do eleitor atendam as necessidades de cada munícipe e que tenhamos um bem estar geral na população de cada um dos municípios que elegerão seus prefeitos e vereadores no domingo”, frisou. O magistrado orientou também que o eleitor tenha em mente o voto consciente.

Para as Eleições deste domingo, a Polícia Militar montou um esquema especial de segurança na cidade para acompanhar a votação do início ao fim. Quem for preso por crime eleitoral durante o domingo de eleições será encaminhado para o Fórum, onde permanecerá até o final da tarde, após o encerramento da eleição. Dependendo da gravidade do ilícito, o detido será autuado em flagrante e levado para a 16ª Subdivisão Policial (SDP).

“Lei Seca”
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) decidiu que a “Lei Seca” será aplicada nas eleições municipais este ano. A medida valerá das 5h às 17h, deste domingo, com a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. No início da semana última semana, a Associação de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), havia solicitado à pasta que a “Lei Seca” não fosse implantada, por conta da crise econômica causada pelo novo coronavírus. No entanto, segundo o secretário de Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, o objetivo da “Lei Seca” é fazer com que o processo eleitoral seja respeitado e não sejam constatadas confusões em nenhuma Zona Eleitoral.

Passo a passo para 
o dia da votação

O TSE elaborou um passo a passo sobre a movimentação que deve ser feita pelo eleitor dentro da seção de votação. O fluxo será orientado pelos mesários. 

1 – O eleitor entrará na seção eleitoral e deverá se posicionar na frente do mesário, seguindo o distanciamento de um metro, conforme marcação no chão;

2 – Sem contato com o mesário, o eleitor vai erguer o braço e mostrar seu documento oficial com foto;

3 – O mesário vai ler o nome do eleitor em voz alta e pedir que ele confirme se a identificação está correta;

4 – O eleitor deve guardar seu documento;

5 – O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel que será disponibilizado; 

6 – Em seguida, deverá assinar o caderno de votação com sua própria caneta.

7 – Neste momento, o eleitor receberá seu comprovante de votação;

8 – O eleitor será autorizado pelo mesário para ir até a cabine de votação;

9 – O eleitor deverá digitar o número de seus candidatos na urna eletrônica e apertar a tecla confirma após cada voto para encerrar a votação. 

10 – O eleitor deverá higienizar as mãos novamente com álcool em gel e deverá se retirar da seção eleitoral.