Acamdoze define eleição para presidente no dia 15 de dezembro

A Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), definiu na manhã desta segunda-feira (30), que a eleição para escolha da nova diretoria da entidade será no próximo dia 15 de dezembro (uma terça-feira), das 15 às 19 horas. O mandato é para dois anos. O atual presidente é o vereador de Engenheiro Beltrão, Valdir Hermes da Silva (MDB). A data da eleição foi definida durante reunião de parte da diretoria na sede da entidade. 

“Este ano o horário de votação será atípico porque muitos vereadores eleitos e reeleitos são servidores públicos municipais. Então tivemos este cuidado para oportunizar que todos votem”, comentou o procurador jurídico da Associação, Julio Cesar Polido. Ele disse que a eleição será realizada cumprindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus (Covid-19), como uso do álcool em gel, distanciamento social e uso privativo da caneta.

Interessados em concorrer a eleição deve protocolar a chapa completa até o dia 10 de dezembro (cinco dias antes das eleições). Para participar, as Câmaras devem estar com a mensalidade em dia com a Acamdoze e devidamente filiadas.  Vereadores não reeleitos não podem participar do processo. Já os reeleitos e novos eleitos para o próximo mandato podem votar e ser votados.

Na manhã desta segunda ficou definida também a Comissão de Eleição formada pelos presidentes das Câmaras de Peabiru, Alaerte Rodrigues dos Santos (presidente); e os membros Ivan Tavares, presidente da Câmara de Farol; e Milton Vanderlei Filho, presidente da Câmara Municipal de Quinta do Sol.

Para este ano, a expectativa é que haja bate chapa na eleição, já que vereadores da região têm manifestado interesse na disputa. “Pelo menos duas chapas é praticamente certeza que irão disputar. Isso é importante para a democracia”, falou o presidente da Acamdoze, Valdir Hermes da Silva, que fez um balanço positivo de sua gestão. 

“Dos dois anos da gestão, tivemos praticamente um ano apenas para trabalhar. Primeiro porque tivemos que nos desincompatibilizar em abril para disputarmos a reeleição. Depois veio a pandemia que atrapalhou todo o cronograma de atividades da entidade. Mesmo com tudo isso conseguimos resgatar mais Câmaras e oferecemos alguns cursos aos vereadores filiados. Queríamos ter feito mais, mas infelizmente não conseguimos”, ressaltou. 

Silva deverá pleitear o cargo de vice-presidente e uma das chapas concorrentes. “Estamos conversando com os demais vereadores para formar uma chapa. Mesmo que não sejamos eleitos dentro de uma nova diretoria, vamos continuar contribuindo com a entidade como vereadores. Todos, aliás, deveriam fazer este papel de participação”, frisou, ao lamentar a pouca adesão de vereadores da região à entidade. 

Atualmente estão filiadas à Comcam as Câmaras de Araruna; Boa Esperança; Campo Mourão; Corumbataí do Sul; Engenheiro Beltrão; Farol; Fênix; Peabiru; Quinta do Sol; e Terra Boa.