Acicam e Cacercopar alertam o comércio sobre golpe com Pix

A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná (Cacercopar) emitiram alerta aos lojistas sobre a ocorrência de uma nova modalidade de estelionato na praça: o golpe do Pix. Criminosos estão se aproveitando das novidades dessa transação financeira para ludibriar empresários.

Conforme explica o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, o golpe ocorre mediante um agendamento de Pix para pagamento de uma compra. “O golpista faz o agendamento do Pix para pagar uma compra e o empresário que recebe o comprovante pensa que a conta está paga e entrega a mercadoria. Na sequência o golpista cancela o agendamento e deixa o empresário no prejuízo”, explica o líder empresarial ao destacar que os lojistas devem ficar atentos para ver se o comprovante é de pagamento ou de agendamento.

E se cair no golpe?

Em release distribuído à imprensa pela Faciap, a advogada Caroline Taborda Dallegrave, coordenadora do Departamento Jurídico da entidade, diz que se trata de um crime de estelionato e orienta as vítimas para que coletem todas as informações possíveis, como nome, comprovante do agendamento do Pix, número de telefone e outros dados possíveis e procure a delegacia de polícia para fazer um boletim de ocorrência. E, com o registro policial em mãos, a vítima também pode entrar em contato com a instituição financeira para buscar alternativas para ser ressarcida.