Acidentes de trânsito custaram cerca de R$ 2 milhões ao município em 2021

Os impactos dos acidentes de trânsito não afetam apenas a vida das vítimas, mas também a Saúde pública. Por isso a campanha Maio Amarelo, encerrada nessa quarta-feira (26), em Campo Mourão, é voltada a conscientizar a sociedade para um comportamento voltado a evitar ao máximo os acidentes.

Só em 2021, para se ter ideia, os acidentes de trânsito custaram cerca de R$ 2 milhões aos cofres do município. “Além dos custos com urgência e emergência, envolve ocupação das estruturas hospitalares, medicamentos, equipamentos cirúrgicos, órteses e próteses, bem como sessões de fisioterapia para reabilitação. Isso sem falar em casos que a pessoa fica inválida, entre outros tantos transtornos”, observa o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, só no perímetro urbano de Campo Mourão este ano tem ocorrido uma média de 40 acidentes de trânsito por mês (mais de um por dia). A maioria são colisões entre automóveis e motocicletas, nos cruzamentos de avenidas. A falta de atenção dos condutores e excesso de velocidade estão entre as principais causas.

Durante a campanha de conscientização no mês de maio, várias ações foram desencadeadas pela Seimob, em parceria com a Ciretran, polícias Militar, Estadual e Federal, SAMU, clubes de motociclistas e Secretaria Municipal de Educação e algumas escolas estaduais. Além de palestras nas escolas, foram realizadas blitz educativas e até ação lúdica na área central.