Adapar faz busca ativa de produtores na Comcam para atualização de rebanhos

Com a campanha de atualização de rebanhos iniciada no dia 1º deste mês, prosseguindo até 30 de junho, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), núcleo regional de Campo Mourão, alerta os produtores quanto ao prazo. Na Comcam, o Órgão Fiscalizador trabalha na busca ativa dos agropecuaristas.

A médica veterinária e fiscal da Adapar, em Campo Mourão, Claudia Gebara, ressalta que a campanha é fator determinante para o controle de sanidade e vigilância de doenças no Estado.

A campanha é realizada em etapa única. Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site: www.adapar.pr.gov.br. Na região de Campo Mourão, 8.661 propriedades com explorações pecuárias devem fazer a comprovação. “Para se ter ideia só o rebanho bovino são 494 mil animais”, informa Claudia.

Ela ressalta que a atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie. “Com a certificação do Estado como de área livre de febre aftosa sem vacinação, a estratégia da imunização foi substituída pela atualização do rebanho. Com isso, uma vez por ano o produtor deve declarar a quantidade de animais na propriedade. Todos já têm ciência dessa obrigação”, enfatizou.

Claudia informou que o criador que não fizer a atualização ficará impedido de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos, a partir do dia 31 deste mês.

Pena

Conforme a Adapar, o produtor que deixar de fazer a atualização estará sujeito a multa, cujo valor, por exploração pecuária é de R$ 1.367,90. A atualização é obrigatória para produtores que possuam espécies de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos (equinos, asininos, muares), aves, abelhas, peixes e outros animais aquáticos.

Após o prazo final da campanha, fiscais da Adapar estarão percorrendo as propriedades onde os produtores não fizeram atualização para que as providências sejam adotadas.

Onde atualizar

Os criadores podem fazer a atualização no sistema online pelo site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) e também presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município (prefeituras). Além destas opções, foi disponibilizado este ano o aplicativo Paraná Agro como mais uma opção oferecida pelo Sistema Estadual da Agricultura (Seagri) para facilitar o acesso a dados e serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e suas entidades vinculadas.

Nesse caso, o usuário precisa ter login e senha da Central de Segurança do Estado, que darão acesso à página de atualização por meio do aplicativo. Claudia alerta que a partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação. “Assim como era a vacinação, o criador deve ter a campanha de atualização como hábito”, ressaltou Claudia. A médica veterinária acrescentou que nas campanhas anteriores, o índice de comprovação ficou dentro do esperado e até acima da média estadual.