Alerta: Infestação da dengue chega a 17,07% em bairro de Campo Mourão

A secretaria de Saúde de Campo Mourão divulgou o novo Levantamento de Índice Rápido (lira) que ‘mede’ a infestação do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o levantamento, o índice geral é de 2,08%. Porém, em alguns bairros o índice está bem acima. No jardim Aeroporto, por exemplo, atingiu alarmantes 17,07%. Até o momento, a cidade não tem nenhum caso de dengue confirmado.

O Ministério da Saúde preconiza que o índice deve ser abaixo de 1%. “Esse índice (de Campo Mourão) é considerado de médio risco, por isso reforçamos a necessidade de a população tomar os devidos cuidados para não deixar água parada”, alerta a coordenadora do trabalho de campo de endemias, Marinalva Ferreira da Luz.

De acordo com o Lira, das 45 localidades analisadas, 14 apresentaram alto índice de infestação (acima de 4%), 10 médio e os demais, índice zero. As localidades com maior índice foram: Jardim Aeroporto (17,07%) e Jardim Flórida (9,80%).

Dos 1.652 imóveis verificados, foram encontrados focos do mosquito em 32, sendo mais de 67,34% dos focos em residências, a maioria no lixo reciclável nos quintais. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas. Serve de base para o trabalho de combate ao mosquito

Marinalva observa que infestações de larvas aumentaram em terrenos baldios em relação ao levantamento do mês de julho. “As equipes de combate à dengue estão concentradas nas áreas de maior índice de infestação, eliminando focos e levando orientações aos moradores”, disse ela.