Aluna de Campo Mourão é ouro em Olimpíada Brasileira de Astronomia

A aluna Mariana Cristina Almeida, do 8º ano do Colégio Estadual Vinicius de Moraes, em Campo Mourão, conquistou medalha de “ouro” na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia. A competição é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). As provas online aconteceram nos dias 27 e 28 de maio e os resultados foram divulgados no dia 31 de julho.

O evento é aberto à participação de escolas públicas e privadas desde o primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. O objetivo é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

“Estamos muito felizes com o desempenho da Mariana e por essa conquista numa competição que é bastante concorrida e difícil. Ela é uma aluna muito dedicada e um orgulho para nossa comunidade”, disse o diretor do colégio, Raoni de Assis.

Para Mariana, que mora com a família no mesmo bairro onde estuda (Conjunto Cohapar), ganhar a medalha de ouro foi uma grande surpresa. “Realmente não esperava, até agora não estou acreditando. A gente concorre com o país inteiro”, disse a aluna, de 13 anos. Ela ressalta que decidiu participar por gostar de pesquisar. “Concordei em pesquisar e fazer a prova para adquirir conhecimento”, afirma.

Mas essa não é a primeira conquista da aluna. Há dois anos ela também foi contemplada em um concurso, onde teve um desenho que se tornou cartão postal dos Correios. Ela avisa, porém, que pelo menos por enquanto não pensa em tentar a carreira profissional na área da Astronomia. O certificado e a medalha da competição serão entregues pelos Correios.