Aos 81, Elvira foi a um salão de beleza pela primeira vez

Possivelmente, a sensação em ver o mar pela primeira vez, foi a mesma vivenciada, através de uma ação bastante simples, por Elvira Cordeiro de Jesus Pinheiro. Na última semana, ela foi levada a um salão de beleza em Campo Mourão. Aos 81 anos de idade, ela jamais havia adentrado a um deles. O marido, antes de morrer, dizia que aparar os cabelos, arrumar as unhas não era coisa de mulher decente. Ela aprendeu assim. Mas agora, viu que aquelas palavras eram uma tremenda baboseira. Ser vaidosa é tão somente uma virtude.

Dona Elvira é uma senhora simples, extremamente pobre e linda. Agora, ainda mais. Há algumas semanas, ela foi beneficiada por toda a comunidade, numa ação do bem, que melhorou sua casinha. Ganhou pintura, móveis, roupas, chuveiro, gás, alimentos e até um gramado. E, diante das melhorias, faltava ainda o resgate ao seu amor próprio. Pensando nisso, Leandra Oliva Almeida, uma cidadã com o coração maior que ela mesma, a colocou no carro e rumou até o salão. Era hora de dar um tapa no visual.

“Ela estava com medo de ir. Não gosta de sair, principalmente, porque sofre de incontinência urinária”, disse Leandra. No entanto, com uma prosa tranquila, entendeu que o local continha banheiros. Aceito o convite, lá foram as duas. Quem a esperava era Maria Lurdes de Souza, uma profissional de beleza há 20 anos. A exemplo da amiga Leandra, a atendeu com carinho, com a pura satisfação em ajudar.

Sentada pela primeira vez numa cadeira daquelas, teve as unhas pintadas. O cabelo lavado, cortado e escovado. O resultado foi impressionante. Nem parecia mais a dona Elvira de antes.

“Seu semblante se modificou muito. E ela ficou muito faceira. Feliz”, disse Leandra. Lurdes revelou que fez o que fez pelo simples fato de gostar de ajudar pessoas. “Quando a Leandra disse que traria ela aqui, a esperei com muito carinho”, explicou. Elvira adentrou o salão de Maria Lurdes com 81. Ao sair parecia a Elvira dos seus 60.

Terminados os trabalhos, Elvira foi levada novamente a sua casa. A nova Elvira emocionou um dos filhos, Adilso que, incrédulo, repetia: “Minha mãe foi ao salão de beleza pela primeira vez”. “Essas coisas não têm preço. O olhar dela refletia a sua felicidade”, afirmou Leandra.

Esta semana, Elvira fará uma avaliação de saúde para ver a possibilidade de uma cirurgia na bexiga. Ao mesmo tempo em que sua casa era arrumada, há um mês, uma equipe da Saúde a levou para exames. Lá constatou-se a necessidade de uma cirurgia. E Elvira não gosta nada da ideia. “Ela está com medo. Mas estamos conversando sobre isso”, disse Leandra. Uma coisa é certa: para sua averiguação no hospital, Elvira seguirá bonitona. E tudo dará certo.