Após 12 dias, Campo Mourão volta registrar morte por coronavírus
Após 12 dias sem registro de óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19), Campo Mourão voltou a registrar mais mortes pelo vírus. Nessa terça-feira (22), uma mulher de 61 anos de idade morreu infectada pela doença, levando a cidade a 37 mortes.
A paciente foi internada na UTI-Covid da Santa Casa na segunda-feira (21), tendo seu estado de saúde agravado pelo vírus, vindo a morrer nessa terça. É o 107º óbito pela doença na Comcam.
De acordo com boletim divulgado pela Saúde, Campo Mourão tem 1.309 casos confirmados de coronavírus e 1.087 curados. Casos suspeitos somam 23, enquanto 250 pessoas estão sendo monitoradas. A taxa de ocupação de leitos de UTI na Santa Casa é de 40%, ou seja, 6 das 15 vagas de UTI do SUS estão ocupadas. Na enfermaria a ocupação é de apenas 4%.
O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, observa para uma queda na curva do vírus na região. Mas lembra a pandemia ainda não passou e que os cuidados de prevenção devem ser mantidos. “Houve uma estabilização e começou um declínio. A pandemia começou a ser controlada”, afirmou.
Sobre a flexibilização dos municípios às restrições de enfrentamento à doença, ele disse que as prefeituras devem monitorar as regras impostas para não haver a volta da contaminação pelo vírus. “Uso de máscara de proteção e principalmente o distanciamento social continuam sendo os melhores remédios para evitar a infecção”, afirmou.
22 dos 25 municípios da Comcam registraram mortes por coronavírus: Campo Mourão (37); Goioerê (13); Araruna (7); Terra Boa (7); Janiópolis (6); Peabiru (5); Quinta do Sol (5); Barbosa Ferraz (4); Iretama (4); Moreira Sales (3); Campina da Lagoa (2); Roncador (2); Mamborê (2); Altamira do Paraná (1); Corumbataí do Sul (1); Engenheiro Beltrão (1); Farol (1); Juranda (1); Luiziana (1); Nova Cantu (1); Quarto Centenário (1) e Ubiratã (1).