Após 2 meses interditada, trilha Aventura volta a funcionar no Parque Lago Azul

A trilha Aventura, uma das principais atrações do Parque Estadual Lago Azul (PELA) de Campo Mourão, que estava interditada há cerca de 2 meses, voltou a receber visitantes a partir desta quinta-feira (4). Além desse passeio, o parque oferece diversas outras opções de lazer gratuito, com a inauguração recente, inclusive, de mais um espaço.

O percurso da trilha Aventura tinha sido interrompido no final do mês de outubro do ano passado, em função da cheia do rio, decorrente dos altos volumes de chuvas registrados nos últimos meses no município. Como parte do percurso é feito dentro da água, a medida foi tomada por questão de segurança.

Agora, com a redução do nível do rio, o percurso já pode ser feito pelos visitantes sem risco. “Já pode fazer esse trajeto com toda a segurança”, assegurou Fabiano Viudes, gerente da unidade de conservação do PELA e chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão.

Mesmo com a trilha interditada, o PELA continuou aberto à visitação, com outros ambientes que também proporcionam contato com a natureza. A estrutura do parque conta hoje, além da trilha Aventura, com mais uma trilha, a Peroba, viveiro de aves, circuito para corrida, caminhada e bike e uma novidade inaugurada no final de dezembro: um espaço para piquenique.

No novo local, há balanços, redários e um vasto gramado para as famílias e amigos aproveitarem o contato com a natureza. Viudes lembrou que o parque fornece as redes aos visitantes, de acordo com a disponibilidade, em função do número de pessoas no local. Segundo o gerente da unidade, esse novo espaço foi inaugurado para proporcionar aos visitantes maior conforto.

As novidades não param por aí. “Estamos com um projeto pronto já, aguardando somente a licitação para construção de um pátio para motorhome, dentro da unidade”, revelou Viudes, complementando que a capacidade será para 6 veículos recreativos.

Viudes destacou as vantagens para ir ao PELA. “Gostaria convidar a população, em especial, os pais [e filhos], que utilizem o espaço, que proporciona um contato muito grande com a mãe natureza, através das trilhas hoje que são fornecidas. Também para conhecer o nosso viveiro de aves, que é bastante rico, com araras, papagaios, várias espécies de pássaros nativos”, disse, ao lembrar que essa é uma opção de turismo gratuito.

Não é necessário fazer agendamentos para visitar o PELA. Caso vá um grupo grande ou uma excursão, por exemplo, o responsável pelo espaço recomenda que uma pessoa entre em contato previamente. Assim, a equipe do parque também pode se organizar para oferecer uma palestra ambiental.

Serviço

O funcionamento do parque é das 9 às 17 horas, de quarta à segunda-feira. Aos sábados, domingos e feriados ele também segue aberto, nesses mesmos horários. Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3523-1915. Mais detalhes sobre o parque podem ser consultados no site: https://tinyurl.com/4wcejuk8