Após 6 anos, inauguração de presídio de Campo Mourão é anunciada para próxima semana

Após seis anos do início da construção, finalmente o presídio de Campo Mourão tem data confirmada para inauguração. Será na quarta-feira da próxima semana (9), às 8h30. O anuncio foi feito pelo coordenador regional do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Luciano Marcelo Simões de Brito, durante reunião nesta quarta-feira (2) no gabinete do prefeito Tauillo Tezelli. A cadeia pública já era para ter sido inaugurada há pelo menos quatro anos.

O complexo penitenciário, localizado na região do jardim Cidade Nova, tem capacidade para com 382 vagas, das quais 6 são celas especiais para presos individuais. Apenas detentos condenados poderão ser transferidos para a unidade. O investimento na obra ultrapassa R$ 12 milhões.

A construção começou em janeiro de 2014. A primeira previsão era que em 2015 a cadeia já começasse a receber presos que estão em delegacias, o que não ocorreu. O atraso, segundo a Secretaria de Segurança Pública, aconteceu devido a erros nos projetos iniciais que precisaram ser corrigidos. Os projetos foram revisados e submetidos à Caixa Econômica Federal e o Departamento Penitenciário Nacional, alongando os prazos da obra.  

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no início deste ano apontou a existência de falhas na construção do presídio. Entre as falhas apontadas, a construção teria sido feita em um terreno plano com nível mais baixo do que o dos imóveis adjacentes, comprometendo a segurança de seus usuários. 

Outra irregularidade detectada pela auditoria foi o levantamento de um muro de arrimo considerado desnecessário pelo Tribunal, e de custo elevado, cujo valor correspondeu a 14,3% da totalidade do orçamento inicial do projeto, que era de cerca de R$ 10 milhões. 

Segundo o TCE, as falhas são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Seju) e da Paraná Edificações (Pred).