Após anulação, prefeitura de CM remarca licitação para desassoreamento do Parque do Lago

A prefeitura de Campo Mourão marcou nova licitação para a execução de trabalhos do desassoreamento do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, o Parque do Lago. A abertura dos envelopes do certame está agendada para o dia 16 de novembro, às 9 horas.

O município estipulou valor máximo de R$ 9.927.974,41 para os trabalhos. Mas a tendência é que este preço caia com as propostas ofertadas pelas empresas participantes. O município havia anulado o certame no início deste mês após uma das empresas participantes apresentar denúncia junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Três empreiteiras tinham apresentado propostas na ocasião.

A empresa vencedora da licitação terá o prazo de 300 dias para execução das obras. Entre os serviços previstos está a construção de barragem com extravasor de fundo e de dique, além de canal em trecho do Rio do Campo.

A licitação prevê ainda a construção de uma barragem de retenção de sedimentos (terra e areia) que impedirá o lago de assorear novamente. O problema de assoreamento no parque municipal é antigo. Por várias vezes o município fez intervenções no local com a dragagem dos sedimentos. Mas o problema sempre tem retornado. O Parque do Lago é um dos principais cartões postais da cidade e recebe visitantes de toda região.

O Parque

O Parque Joaquim Teodoro de Oliveira foi criado como bosque municipal em 1º de maio de 1971. Foi no Dia do Trabalhador que o então prefeito em exercício, Getúlio Ferrari (presidente da Câmara), fazia a inauguração oficial do bosque. O então prefeito Horácio Amaral estava licenciado do cargo.

Em 1982, na administração do prefeito Augustinho Vecchi, o espaço sofreu modificações, ganhando lago artificial, lanchonete, churrasqueira e sanitários. Em 27 de setembro de 1982, por decreto, recebeu a denominação de “Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira”, em homenagem ao ex-prefeito falecido. Na administração da gestão do prefeito José Pochapski, em 1987, o Parque foi criado oficialmente, através de lei municipal.

Em 1993, na gestão de Rubens Bueno, o local foi totalmente revitalizado, com pista de caminhada, pontes, concha acústica, orquidário, reativação da lanchonete, entre outras. As melhorias foram inauguradas em 12 de fevereiro de 1995, com a presença dos secretários de Estado do Turismo e do Meio Ambiente.