Após chuvas, temperatura despenca nesta sexta e sábado em Campo Mourão e região
A chuva que atinge a Comcam desde a madrugada de terça-feira trouxe alento ao campo e à cidade, mas também será responsável pela queda brusca da temperatura nesta sexta-feira (19) e sábado (20) em Campo Mourão e região. É o que prevê o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
De acordo com o Instituto, a chuva dá trégua a partir desta sexta, quando está prevista temperatura mínima de 5Cº, se repetindo no sábado. A máxima não passa dos 14 e 18ºC, respectivamente. Domingo (21), o tempo já volta esquentar um pouco, mas ainda continua frio: 9ºC e máxima já de 21ºC.
De acordo com prognósticos meteorológicos, esta será a última passagem de massa de ar frio pela região em agosto. Até o dia 1º de setembro, caso a previsão se confirme, a expectativa é de dias mais agradáveis com temperaturas mais quentes, com mínima variando entre 14ºC a 17ºC e máxima chegando até 33ºC. Até o início do mês que vem não há previsão de mais chuvas.
“Na sexta-feira o frio se estabelece sobre o Paraná, com expectativa de geadas em diversos setores. As temperaturas ficam bastante baixas entre a madrugada e o amanhecer, inclusive com valores negativos nos termômetros em cidades do Centro-Sul”, informou o meteorologista Fernando Mendonça Mendes em boletim divulgado pelo Simepar.
Para a região de Campo Mourão não há previsão de geadas, conforme o Simepar. Porém, caso o fenômeno ocorra, dependendo da intensidade, poderá afetar áreas de trigo que estão em desenvolvimento. Produtores rurais que optaram pela cultura já tinham esta preocupação. No ano passado, as geadas causaram perdas significativas, tanto em áreas de trigo quanto de milho, na Comcam.