Assistência Social leva atendimento do CadÚnico à Vila Guarujá e Piquirivaí
A secretaria municipal de Assistência Social de Campo Mourão dará início, ao longo de 2026, a um cronograma de atendimentos descentralizados do Cadastro Único (CadÚnico), com foco em ampliar o acesso de moradores da Vila Guarujá e do distrito de Piquirivaí aos serviços de cadastramento e atualização de dados. A iniciativa busca reduzir deslocamentos e facilitar o atendimento a famílias de baixa renda que dependem dos programas sociais.
Na Vila Guarujá, os atendimentos serão mensais, sempre das 8h30 às 11h30. A primeira ação ocorre em 22 de janeiro, na UBS da Vila Guarujá, e, a partir de fevereiro, os atendimentos passam a ser realizados na Escola Castro Alves, com datas programadas para 19 de fevereiro, 26 de março, 23 de abril, 28 de maio, 25 de junho, 23 de julho, 27 de agosto, 24 de setembro, 22 de outubro, 26 de novembro e 10 de dezembro. Assim que o Centro de Convivência Vila Viva for concluído, o atendimento será transferido para o novo espaço.
No distrito de Piquirivaí, o atendimento será bimestral, também das 8h30 às 11h30, na UBS local, com datas previstas para 15 de janeiro, 12 de março, 14 de maio, 9 de julho, 10 de setembro e 12 de novembro.
O Cadastro Único é a principal ferramenta para identificação e inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais dos governos federal, estadual e municipal. Para realizar o cadastro ou atualizar informações, é necessário que o Responsável Familiar compareça ao local de atendimento portando documentos de todos os moradores do domicílio.
A Secretaria também alerta para a indisponibilidade mensal do sistema, período em que ocorre o cruzamento de dados com outras bases, como o Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC) e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Nessas datas, não é possível realizar inclusão, atualização ou outros serviços vinculados ao CadÚnico. Em 2026, o sistema ficará indisponível em 9 de janeiro, 13 de fevereiro, 13 de março, 10 de abril, 8 de maio, 12 de junho, 10 de julho, 7 de agosto, 11 de setembro, 9 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro, com retomada dos atendimentos no primeiro dia útil subsequente.
A orientação é que a população verifique previamente as datas de indisponibilidade para evitar deslocamentos desnecessários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3518-4422.

