Associação Eliane Futsal lança projeto social em Campo Mourão

A Associação Eliane Futsal, de Campo Mourão, fez o lançamento do projeto “Futsal Social” no município. A ação conta com a parceria da Proesporte Paraná e Copel, via Lei de Incentivo Estadual ao Esporte.

A associação, declarada de utilidade pública em 2017, através de projeto apresentado pelo então vereador Sidnei Jardim, desenvolve trabalhos de inclusão social através da prática esportiva no município. O projeto atende anualmente mais de 200 crianças e adolescentes nas escolas municipais da rede regular de ensino, como forma de incentivo ao processo pedagógico.

“Sem dúvidas, nestes quase 20 anos de história da associação, idealizada pela saudosa professora Eliane Silva, diretora Elza Campanha e o treinador Rinaldo Silva, há muitos feitos históricos para ser lembrados”, destacou a professora Laide Daine, que faz parte da iniciativa.

Desde sua criação, atletas do projeto participaram de grandes competições. Já são nove títulos de campeão Paranaense, 1 vice campeão Nacional, 1 vice Sul Americano. “Pelo projeto já foram despontados inúmeros atletas para clubes brasileiros e internacionais”, destacou a professora Laide, ao comentar que atualmente, está na fase final de mais um Paranaense.

Segundo ela, com o apoio da Proesporte Paraná, Copel e prefeitura do município, será possível dar melhores condições de trabalho e aperfeiçoamento a equipe do programa, adquirir materiais esportivos (bolas, cones, redes), uniformes incluindo camiseta, shorts, coletes e tênis. “Enfim, possibilitou o desejado sonho de atender com excelência”, frisou.

A Escolinha

A escolinha foi criada em 22 de agosto de 2002, inicialmente denominada ‘Escolinha de Futsal Escola Urupês’, tendo como objetivo principal o atendimento às crianças e adolescentes com idades de 5 a 15 anos.

A instituição trabalha com o objetivo de levar a prática esportiva em horário de contraturno, visando despertar o interesse nas crianças em relação ao esporte, contribuindo para o seu desenvolvimento integral, focando na iniciação esportiva orientada por profissionais da área de educação física, implantado inicialmente em nome da Associação de Pais e Professores da Escola Municipal Urupês, atendendo cerca de 300 crianças entre as 7 a 18 anos.

Sob o comando da professora Elza Maria Teixeira Campanha, tendo como orientadores Educacionais a professora Eliane Alves da Silva (in memorian) e o professor Rinaldo Silva dos Santos, a escolinha idealizou um projeto de futsal dentro da Escola Municipal Urupês, tendo sido muito bem aceito pela comunidade. Em virtude do seu sucesso foi implantado em outras duas escolas do município de Campo Mourão, a Escola Bento Mossurunga e a Escola Monteiro Lobato.

Em dezembro de 2009, após o falecimento da professora Eliane Alves da Silva, a escolinha passou a se chamar Associação Eliane Futsal de Campo Mourão, em homenagem ao trabalho da professora prestado à entidade.

Utilidade Pública

Em julho de 2017, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 32/2017, apresentado pelo então vereador Sidnei Jardim, declarando a entidade de utilidade pública. Com isso, a instituição passou a poder reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social, pagamento de taxas cobradas por cartórios e imunidade fiscal.