Atualização de rebanhos atinge 27,4% das propriedades na Comcam

Com a Campanha de Atualização dos Rebanhos quase na metade – o prazo é até 30 de junho – 2.359 das 8.627 propriedades com explorações agropecuárias fizeram a comprovação até o momento na região da Comcam, o equivalente a 27,4% do total. Ou seja, ainda estão pendentes 6.268 propriedades, 72,6%.

Os dados foram compilados pela TRIBUNA do painel de atualização da campanha, no site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e são referentes até a manhã desta sexta-feira (23). Os números detalhados por municípios podem ser acessados aqui.

A Comcam é dividida em seis Unidades Locais de Sanidade (ULSA’s). A comprovação por unidade é a seguinte: em Campo Mourão, de 1.426 explorações, 518 comprovaram, o equivalente a 36,3%; na ULSA de Mamborê, de 897, 276 comprovaram (30,8%); na ULSA de Campina da Lagoa, das 1.939 explorações, 482 comprovaram (24,9%); na ULSA de Engenheiro Beltrão, das 1.571, 442 propriedades fizeram a comprovação (28,81%); na ULSA de Goioerê, das 1.362 explorações, 319 comprovaram (23,4%); e na ULSA de Iretama, das 1.421 propriedades, 322 fizeram a atualização e comprovação, (22,7%).

A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie. Quem não cumprir a exigência ficará impedido de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

“A campanha segue até o dia 30 de junho, porém temos regras importantes: até o dia 31 de maio, as GTAs estarão liberadas, exceto para eventos”, explicou a médica veterinária e agente fiscal da Adapar em Campo Mourão, Claudia Gebara. Ou seja, produtores que desejam participar de eventos devem primeiro atualizar seu rebanho.

Vale lembrar que todas as espécies de animais têm que ser atualizadas – bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda. “Os proprietários de equinos, que frequentam eventos equestres, devem ter atenção especial”, frisou Claudia.

De acordo com a médica veterinária, a partir de 1º de junho, as regras de bloqueio passam a valer para todas as espécies e finalidades. Assim, para se emitir GTA para qualquer espécie e qualquer finalidade, será exigida a comprovação completa de todas as espécies existentes na propriedade. “Uma GTA para bovino não será emitida se os equinos, os suínos ou qualquer outra espécie existente não tiver sido comprovada”, exemplificou Claudia.

Os produtores podem fazer a atualização do rebanho pelo aplicativo Paraná Agro, disponível aqui (Play Store), pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município, nas prefeituras.

Claudia alertou que, a partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas. “Muito importante que os produtores não deixem a atualização para a última hora”, orientou.

O Estado do Paraná possui um rebanho de 8,8 milhões de bovinos e búfalos, distribuídos em 171.723 explorações pecuárias. Em outubro de 2019, foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a suspensão da vacina contra febre aftosa no Paraná. Em agosto de 2020, o Paraná recebeu o reconhecimento nacional de livre de febre aftosa sem vacinação e, em maio de 2021, o reconhecimento internacional pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

O objetivo da campanha é levantar informações precisas de todo o rebanho animal, garantindo a rastreabilidade e sanidade do mesmo. A orientação é que a atualização de rebanhos seja realizada preferencialmente de forma online, pelo site da Adapar, no link citado acima.

🐄 Em números

  • 8.627 explorações agropecuárias na Comcam precisam atualizar os rebanhos.
  • 2.359 propriedades já fizeram a atualização — 27,4% do total.
  • 6.268 propriedades ainda não comprovaram — 72,6% pendentes.
  • Prazo final: 30 de junho.
  • Campo Mourão: 36,3% atualizaram.
  • Mamborê: 30,8% atualizaram.
  • Campina da Lagoa: 24,9% atualizaram.
  • Engenheiro Beltrão: 28,8% atualizaram.
  • Goioerê: 23,4% atualizaram.
  • Iretama: 22,7% atualizaram.
  • Paraná: possui 8,8 milhões de bovinos e búfalos em 171.723 explorações.
  • Atualização é obrigatória para emissão de GTA a partir de 1º de junho.