Bênção dos animais na Paróquia São Francisco de Assis neste domingo

O Dia de São Francisco de Assis é comemorado neste domingo, 4 de outubro. Na paróquia que tem o santo como padroeiro, no Jardim Guetierrez, em Campo Mourão, serão três missas neste domingo. A primeira delas, às 8h30, será celebrada pelo bispo Dom Bruno Versari. Logo após, às 9h30, haverá a tradicional bênção dos animais.

As outras missas serão às 11 horas (padre Ricardo Arica) e às 19 horas, com o padre José Alves Ferreira. Neste sábado (03), serão encerradas as novenas em ação de graças ao padroeiro, com uma missa ao estilo sertanejo, celebrada pelo padre Gaspar Gonçalves. A bênção dos animais será em frente a Igreja, com a presença do bispo.

Festa

A tradicional festa promovida pela paróquia este ano será no dia 18 de outubro pelo sistema drive thru (para ser retirado no local). Cada vale está sendo vendido a R$ 65,00, que além do churrasco acompanha arroz, salada e farinha de mandioca. Os convites podem ser adquiridos na secretaria paroquial. Informações (3017- 6045 ou 99913-1760).

Na igreja católica São Francisco de Assis é venerado como protetor dos animais (a quem chamava de irmãos) e da ecologia. Nascido em Assis (Itália) em 1182 ele era filho de um rico comerciante. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. Aos 20 anos queria combater na guerra entre Assis e Roma, mas caiu enfermo. 

Durante a doença, Francisco teria ouvido uma voz que pedia para ele “servir ao amor e ao Servo” e sentiu em seu coração a necessidade de vender seus bens. Passou a fazer visitas e a servir aos doentes que sem encontravam nos hospitais. Aos pobres, presenteava com suas próprias roupas e também com o dinheiro que tivesse no momento.

Francisco renunciou a toda a herança e entregou até as roupas a seu pai para servir a Deus, fundou a ordem franciscana e se tornou um dos santos mais conhecidos da igreja. Ele faleceu em Assis no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois, foi canonizado pelo papa Gregório IX. Na igreja em Assis, inaugurada em 1256, estão guardados os restos mortais do santo.