Bispo da Diocese de Campo Mourão participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

O bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Bruno Elizeu Versari, está reunido com outros bispos do Brasil no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, desde semana passada, participando da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento iniciou na última quarta-feira (10) e segue até esta sexta-feira (19).

Dom Bruno comentou, no segundo dia da assembleia, sobre o tema da sinodalidade, abordado pelo secretário de estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Segundo o bispo, o cardeal propôs uma reflexão a partir da comparação entre a igreja e um canteiro de obras, o qual se constrói de forma permanente. “Inclusive, ele faz a referência que Jesus é a pedra angular, que sustenta o alicerce, que são os apóstolos e tantas pessoas que também, no anonimato, fazem parte desse alicerce para manter essa construção da igreja”, disse.

A atuação dos bispos e dos padres também foi referenciada pelo cardeal, conforme comentou Dom Bruno. “O trabalho de evangelizar na igreja, junto com tantas pessoas que ajudam nessa construção”, falou, ao complementar que essa é uma importante contribuição para ajudar os religiosos a refletirem a missão que eles têm, sobretudo os bispos, que precisam, conforme apresentou Parolin, ter ‘paciência’ de unir todas as pessoas em uma construção, que é a igreja, por meio dessa missão evangelizadora.

Assembleia Geral

A Assembleia Geral, órgão supremo da CNBB, é a expressão e a realização maior do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos pastores da igreja no Brasil. São abordados assuntos pastorais, de ordem espiritual e temporal, que sejam relativos à missão da igreja e dos problemas emergentes relacionados às pessoas e à sociedade, sempre na perspectiva da evangelização.

Além de todos os membros da CNBB serem convocados a estarem presentes na assembleia, os bispos eméritos e os outros de qualquer rito em comunhão com a Santa Sé e que tenham domicílio no país, além dos bispos nomeados ou eleitos que ainda não forem membros da CNBB também são convidados a participarem, com voto consultivo.

Nesta 61ª edição da Assembleia Geral, todos os dias, os bispos do Brasil estão participando da missa com laudes no Santuário Nacional de Aparecida às 7 horas. A assembleia é dividida em quatro sessões diárias, tempos destinados para a análise e encaminhamentos dos temas, informes e comunicados. A primeira sessão do dia sempre acontece às 8h30, a segunda às 10h15, a terceira às 15h15 e a quarta e última do dia às 17 horas.