Bispo pede celebrações com 15% de capacidade das igrejas

Em vídeo gravado na tarde desta sexta-feira (26), o bispo diocesano de Campo Mourão, Dom Bruno Versari, orientou as paróquias a seguirem as medidas do decreto estadual, ratificados pelo decreto do município para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus. As missas presenciais serão realizadas, porém, com no máximo 15% da capacidade da igrejas.

“Algumas paróquias utilizaram senhas para facilitar o controle, acho interessante essa proposta. Sempre respeitar o distanciamento de um metro em meio de todos os lados”, explicou Dom Bruno. Na manhã desta sexta-feira, ele também participou da reunião em que o município apresentou a situação de colapso na Saúde, sem vagas nos hospitais para pacientes de Covid.

Outra orientação é que as atividades nas paróquias terminem antes das 20 horas para dar tempo das pessoas chegarem às residências no horário do toque recolher estabelecido nos decretos. “Devem ficar em casa os menores de 12 aos e acima de 60 anos”, reforça o bispo, ao conclamar que todos os padres respeitem o decreto do município.

Até dia 8 de março (período de vigência do decreto) nenhuma atividade pastoral presencial deve ser realizada nas paróquias e  o atendimento nas secretarias deve ser de apenas uma pessoa por vez, no horário das 8 às 17 horas. “Vamos nos unir mais uma vez nesse momento crítico, que precisa da colaboração e participação de todos”, reforçou.

Catequese

Dom Bruno também anunciou a suspensão da abertura da catequese, que seria realizada no domingo, dia 28 de fevereiro. “Quando for possível agendar nova data, será comunicada às paróquias”, explicou.