Black Friday movimenta comércio de Campo Mourão hoje e amanhã
A Black Friday, um dos períodos mais esperados do ano para compra e venda nos mais diversos segmentos do mercado, será realizada nesta sexta-feira (24) e sábado (25). Em Campo Mourão, a expectativa é de movimentação intensa no comércio da cidade, inclusive com a vinda de consumidores de outras cidades da região.
Nestes dois dias o comércio estará funcionando em horário especial: nesta sexta, das 7h30 às 22 horas e sábado, das 9 às 17 horas. O Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) do município também está alerta para a data e repassa orientações aos consumidores, tanto para compras pela internet quanto em lojas físicas.
Uma das primeiras recomendações feitas por Sidnei Jardim, diretor do Procon em Campo Mourão, é para que os consumidores façam pesquisas de preço antes de efetuarem a compra. Isso vale para qualquer meio de compra, virtual ou presencial.
Se as pessoas constatarem, nas pesquisas que fizerem antes da Back Friday, que os preços se mantêm os mesmos que já vinham sendo praticados ou, até mesmo, maiores, podem denunciar no Procon. “Caso não reduza o preço e tiver escrito que reduziu, as pessoas podem entrar em contato com o Procon”, reforça.
Especificamente no caso das compras on-line, o diretor diz que é preciso ter cuidado em relação aos golpes. Sempre deve ser checado se o site é confiável, se fornece informações essenciais, como localidade da loja, se o CNPJ informado está ativo. Além disso, ressalta que buscar a avaliação de outros clientes é uma ‘boa’ opção.
Jardim também orienta sobre devoluções de compras on-line. “Se a compra for efetuada pelo meio de internet, telefone, catálogo, o consumidor tem o direito a devolver no prazo de sete dias”, ressalta, explicando que esse tempo não é válido apenas se o produto estiver danificado ou não condizer com o anúncio. Segundo ele, se houver arrependimentos, por exemplo, não há nem necessidade de justificativas.
Já as trocas em lojas presenciais têm algumas especificações. O diretor do Procon esclarece que cada loja tem uma política de troca. O estabelecimento só é obrigado a efetuar a substituição, em caso de defeito no item adquirido. O Procon também alerta sobre uma prática que vem sendo muito comum no comércio em geral: a ‘venda casada’. “As pessoas devem ficar alertas para serviços oferecidos no ato da compra, como a garantia estendida, por exemplo”, recomenda. Embora seja uma ‘prática legal’, não é obrigatória para o consumidor, acrescenta.
O direito à nota fiscal é outra dica enfatizada por Jardim. Segundo ele, fazer a solicitação desse documento no ato da compra, presencial ou on-line, evita problemas. Sobre a compra de produtos eletroeletrônicos, o diretor orienta a sempre testá-los na loja, avaliando se os recursos suprirão as necessidades da pessoa. Também é recomendado ver se o manual de instruções está em português e solicitar o preenchimento do manual de garantia.