Bom de Bola teve início nesta quarta-feira em Campo Mourão
Teve início na manhã desta quarta-feira, com solenidade de abertura e primeiros jogos, a Fase Final dos 66º Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola, na modalidade futebol feminino e masculino. A competição, promovida pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, em parceria com o Município de Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes. Mais de 1.100 atletas participam da disputa em Campo Mourão. Ao todo serão 121 partidas disputadas, desta quarta-feira até domingo, com as melhores equipes estudantis de 60 municípios paranaenses, divididos por Núcleos Regionais de Educação. As categorias são B (12 a 14 anos) e A (15 a 17 anos).
Estiveram presentes na abertura o prefeito Tauillo Tezelli (anfitrião), a coordenadora da competição Marcia Regina Tomadon Moreira, o Diretor de Esportes da Secretaria de Educação e Esportes do Paraná, Cristiano Homem Del Rey e o presidente do Instituto Bom de Bola, Luiz Carlos Fraga, bem como dirigentes, atletas, professores, equipe organizadora da competição e demais presentes, incluindo a comunidade local e o Secretário Especial do Esporte, Recreação e Lazer do Município; Marcelo de Oliveira Lima e a Secretária da Educação do Município, Tania Maria Caetano.
Os jogos acontecem no Estádio Roberto Brzezinski, no Estádio dos Amadores, no Campo de Futebol da Associação dos Servidores Municipais de Campo Mourão (Assercam) e no Campo de Futebol do Lar Paraná. Um total de 29 partidas estavam previstas apenas para este primeiro dia da competição. Domingo acontecem as decisões de terceiro e primeiro lugares, em todas as duas categorias, no masculino e feminino. São 67 equipes participantes. A disputa está inserida na maior competição esportiva da América Latina, voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio.
Luiz Carlos Fraga agradeceu a cidade pela receptividade, citou o defensor Sérgio Ramirez, que jogou por muitos anos na seleção principal do futebol uruguaio e também está na equipe dirigente da competição, agora incentivando a formação de atletas no futebol, e destacou a importância da valorização principalmente do professor, profissional da educação física, que tem toda a sua importância para a formação esportiva. “Entendemos que parcerias são fundamentais para a realização de eventos desta grandeza. Quem faz o esporte dentro da escola, o esporte educacional, merece o seu valor. Agradecemos a todos os envolvidos”, citou.
Cristiano Homem Del Rey também agradeceu a administração municipal e o município pela parceria em realizar a competição, bem como o Instituto Bom de Bola. “Que todos tenham sucesso nesta competição, e que haja respeito a todos aqueles que estão participando também. No esporte aprendemos a crescer como cidadãos, e que estes valores permaneçam para sempre”, ressaltou.
O prefeito Tauillo Tezelli, antes de declarar aberta oficialmente a disputa, deu as boas vindas aos atletas, dirigentes e praticantes e também valorizou a parceria com o Governo do Estado. “É importante para a cidade valorizar o esporte, trazer competições esportivas, e motivar a nossa população também com esta prática esportiva. Assim, mais uma vez, nos sentimos honrados em receber mais uma competição desta grandeza”, concluiu. O fogo simbólico foi acesso por Carlos Henrique Santo, do futebol masculino A do Colégio Estadual de Campo Mourão e o juramento do atleta foi proferido por Vitor Hugo de Oliveira Souza, do futebol masculino do Colégio Estadual Marechal Rondon, de Campo Mourão.