Bombeiros de Campo Mourão compõem equipes de salvamento no Rio Grande do Sul

Dois bombeiros militares do quartel de Campo Mourão fazem parte de uma nova equipe de salvamento enviada ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8). O estado foi devastado por enchentes causadas pelas chuvas que caem desde o dia 24 de abril. Fazem parte da equipe o subtenente De Souza e o Cabo Barbon.

Eles estão em um novo grupo de 47 bombeiros militares de várias regiões do Paraná enviados ao estado gaúcho para somar nos trabalhos de buscas e salvamentos. Todos especializados em situações extremas. Na semana passada outro grupo de 40 bombeiros já foi enviado e está retornando ao Paraná.

“Fomos acionados através da força tarefa em nível de Paraná do Corpo de Bombeiros para compor esta segunda equipe para trabalhar na primeira fase de salvamentos e posteriormente buscas por desaparecidos. Vamos revezar com a equipe que foi na semana passada e está retornando ao Paraná”, falou De Souza.

Ele disse que não há previsão de conclusão dos trabalhos de busca, resgate e salvamentos. “Vamos ajudar com tudo que podemos sempre buscando fazer o nosso máximo”, salientou o subtenente.

Em setembro do ano passado, De Souza já esteve no estado gaúcho onde participou de uma força-tarefa de buscas de pessoas desaparecidas na cidade do Arroio do Meio. Na ocasião, o município, que faz parte do Vale do Taquari, foi severamente afetado pelas cheias causadas pelas chuvas.

Números

O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 388, o que representa 78,13% dos 497 do estado. O balanço aponta ainda 95 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. No momento, o número de desaparecidos chega a 131. Em todo o estado há mais de 400 pessoas feridas pelos temporais.

Doações

O Corpo de Bombeiros segue recebendo doações de alimentos não perecíveis para envio ao Rio Grande do Sul. O quartel em Campo Mourão está aberto para que a população possa entregar suas doações. O prazo é até esta quarta-feira (8), mas poderá ser ampliado dependendo da necessidade do governo gaúcho.

Podem ser doados arroz, café, açúcar, leite em pó, além de água potável, ração animal, materiais de higiene e limpeza, colchões, colchonetes e cobertores. Os produtos podem ser entregues no Corpo de Bombeiros, das 8 às 20 horas.

No caso de outros itens, como roupas, calçados, itens de cama e banho e utensílios domésticos podem ser entregues na Provopar e Sesc da cidade. Na manhã dessa segunda-feira (6), o Paraná enviou mais de 190 toneladas de donativos às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. Na terça, a Sanepar enviou cinco caminhões-pipa para o estado gaúcho. Na área de segurança pública, a Polícia Militar do Paraná enviou 32 policiais, oito viaturas, helicóptero e embarcação para auxiliar as forças de segurança do Rio Grande do Sul.