Câmara de Campo Mourão cria comissão para avaliar o sistema Pare Azul
A Câmara Municipal de Campo Mourão criou uma Comissão Especial (CE) que irá avaliar, acompanhar e propor medidas relativas ao funcionamento, regulamentação e melhorias no sistema de estacionamento rotativo conhecido no município como “Pare Azul”. O sistema foi implantado há quatro anos no município. A comissão foi aprovada a pedido do vereador Sidnei de Souza Jardim (Cidadania).
A Casa Legislativa já definiu os membros da comissão. São eles, os vereadores Professor Geraldo (MDB), Hélio HG (Republicanos), Marcio Berbet (PSD), Sebastião Galdino (PP) e Sidnei Jardim.
Os parlamentares irão se reunir na próxima semana para definir quem presidirá a CE. A Portaria nº 225, que prevê a criação da comissão e definição dos membros, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município de Campo Mourão nº 3197/2025, de quarta-feira (18).
Desde que foi implantado em junho de 2021, o serviço “Pare Azul” vem gerando controvérsias entre usuários. Em março deste ano, um grupo de cerca de 20 empresários participou de reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) e debateu melhorias no estacionamento rotativo da cidade.
Durante o encontro, o presidente da Acicam, Francisco Viudes, afirmou que o sistema atual recebe mais elogios que críticas, mas reconheceu que é “indiscutível” que precisa de ajustes e ser aprimorado.
Apesar de reconhecerem a necessidade do sistema para o município, os empresários ressaltaram que o “Pare Azul” deve ser melhorado. O presidente do Sindicato Empresarial do Comércio (Sindiempresarial), Nelson Bizoto, que participou do encontro, lembrou que, antes da implantação da zona azul, os funcionários das empresas estacionavam seus veículos na frente do estabelecimento vizinho. “O problema é que os colaboradores dessa empresa faziam o mesmo com o vizinho e, quando o comércio começava a funcionar, já não tinha vagas de estacionamento para os consumidores”, recordou.
Sugestões dos empresários
Da reunião, saíram as seguintes sugestões de aprimoramento:
-
Envio de notificação da autuação para o celular do proprietário ou usuário do veículo cadastrado;
-
Criação de tempo de tolerância;
-
Acumulação de tempo pago e não utilizado de estacionamento (stop);
-
Intervalo na cobrança durante o período de almoço (sobretudo nas imediações de escolas);
-
Aquisição de crédito para estacionamento junto aos próprios monitores de rua.
Elas serão apresentadas à comissão criada pela prefeitura para discutir mudanças na Zona Azul.