“Caminhada com Maria” percorrerá todas as paróquias de Campo Mourão neste domingo

O Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, promove neste domingo (9), a 8ª edição da Caminhada com Maria. O percurso será de 29 quilômetros, passando por todas as paróquias de Campo Mourão, Seminário, Carmelo, Fraternidade O Caminho, Igreja Ucraniana, entre outros templos. Cerca de 1 mil participantes são esperados para o evento religioso.

A programação terá início a partir das 6 horas, na Catedral São José. O evento é em comemoração à padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida. “A participação da comunidade sempre foi muito boa”, disse Antonio Aguilar, um dos organizadores do movimento, ao lembrar que o evento não era realizado desde o início da pandemia da Covid-19.

Apesar de o percurso total ser de 29 quilômetros, não há necessidade de o participante caminhar todo o trajeto. “Cada um faz o percurso como desejar, dentro de suas possibilidades”, frisou.

Depois da concentração na Catedral, os caminhantes seguem para a Paróquia do Rito Ucraniano e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no jardim Copacabana, De lá caminham em direção ao Lar Paraná, passando pela Paróquia Nossa Senhora do Caravágio e as demais paróquias circunvizinhas. A programação será encerrada às 17h30, com a chegada ao Santuário, na vila Urupês, com celebração as Santa Missa.

Serão pelo menos 20 pontos de parada, com oração do terço e encenação de cada mistério feito por grupos de jovens. Haverá a reflexão dos mistérios do Santo Rosário. “Será muito importante a ação de graças pela paz em nossa cidade, pelos frutos da nossa pujante agricultura, pelo comércio forte, pela segurança e paz em nossa região tão preservada de catástrofes de qualquer natureza”, falou Aguilar.

O vento já é uma tradição durante a novena de nossa Senhora Aparecida, tendo iniciado no ano de 2014. “Qualquer pessoa pode participar e caminhar o trecho que quiser ou até mesmo ir do início ao fim”, ressaltou.

Novena à padroeira
O Santuário iniciou nesta segunda-feira (3), a novena em Louvor à Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil). Até o próximo dia 11 as celebrações acontecem sempre às 6h00, 15h00 e 19h30. Já neste domingo (9), às 7h30, 9h30, 15h00, 18h00, e 20h00. Na segunda-feira (10), 6h00, 15h00, 19h30. Por fim, na terça-feira (11), às 6h00,15h00 e 19h30.

Na quarta-feira (12), dia da Padroeira, serão realizadas missas à 0h00, 5h00, 7h00, 9h00, 12h00, 13h30, 15h30, 17h30 e 19h30. A tradicional coroação a Nossa Senhora Aparecida será às 12 horas. O administrador paroquial do Santuário, padre Wesley Almeida, comenta que a festa à Nossa Senhora é um evento bastante aguardado pelos devotos de Campo Mourão e toda a região. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo Santuário no dia 12.

A exemplo dos anos anteriores, cada novena abordará um tema específico. Este ano o Santuário completa 20 anos de instalação. Sua fundação foi no dia 12 de outubro de 2022 pelo Bispo Diocesano na época Dom Mauro Aparecido dos Santos (in memoriam).

Vinte e seis municípios fazem parte da unidade territorial do Santuário, sendo: Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Jussara, Luiziana, Mamborê, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.