Caminhada noturna é adiada para dia 19 de dezembro

A caminhada noturna que estava marcada para o próximo sábado (5), em Campo Mourão, foi adiada para o dia 19 de dezembro. O motivo do adiamento é o novo decreto estadual que determinou toque de recolher por 15 dias, a partir das 23 horas até as 5 horas. A caminhada, com percurso de 40 quilômetros, terá a largada no Salto Boicotó (Comunidade Fazenda Boa Esperança) e chegada na Paróquia São Francisco de Assis (Jardim Gutierrez). 

Segundo a organizadora, Karina Legnani, 100 pessoas se inscreveram para a caminhada. “Caso o decreto seja prorrogado, aí seremos obrigados a adiar de novo, mas em princípio será realizada dia 19 mesmo”, afirmou. Ela lembra que haverá ônibus para o transporte dos participantes com saída da paróquia São Francisco de Assis. 

Às 18h30 será servido um lanche antes do início da caminhada. O valor da inscrição  é de R$ 60,00, com direito a lanche pré e pós caminhada e todo apoio durante o percurso, com carro, frutas, doces e água. Também será fornecida uma camiseta do evento. 

“Para os caminhantes que desejarem ir até o local de início com transporte próprio será disponibilizado antes do evento um mapa de orientação”, explica Karina. Segundo ela, será disponibilizado o mapa do trajeto a ser percorrido para orientação através de GPS (celular).

Neste fim de semana, a Rota da Fé, projeto do Turismo Religioso e Sustentável, criado em Campo Mourão, fará parte da programação de um Congresso Internacional, em Santiago de Compostela, na Espanha.

Com o tema “As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Internacional”, o evento é promovido pela tradicional Ordem do Caminho de Santiago. Terá início neste sábado (5) e encerra na segunda-feira (7), em formato híbrido, reunindo palestrantes de 21 países.

Com palestras e painéis a programação vai abordar experiências bem sucedidas e os desafios atuais que enfrentam tanto o Caminho de Santiago, que inicia no próximo dia 31 de dezembro as comemorações do Ano Santo Jacobeu como outros importantes pontos de peregrinação internacional e destinos do cristianismo, como a Terra Santa, Lourdes, Fátima ou a própria Roma.

Rota da Fé será destaque na Espanha

O Brasil estará representado no próximo domingo (06), na programação do Congresso Internacional da Espanha pelo coordenador da Rota da Fé na região, Ruben Moyano. Ele vai abordar casos práticos de centros de peregrinação na América. Um painel mediado por Alejandro Rubín, vice-presidente Executivo da Ordem do Caminho de Santiago de Compostela vai expor as experiências da Rota da Fé, das Missões Jesuítas do Paraguai e da “Trilha Inca”, no Perú.

Também serão abordadas experiências de desenvolvimento do turismo religioso e as oportunidades de marketing turístico que surgem neste segmento, bem como boas práticas realizadas em rotas impulsionadas em diversos países da América Latina. “Uma das atrações será a criação ao vivo de um tapete floral conforme tradição local pela associação Tapetes de Santiago”, explica Ruben.

O Congresso receberá um máximo de 50 participantes presenciais, além de permitir a participação via Internet e conta com o apoio da Agência de Turismo da Galícia e do Instituto Nacional para a Promoção Turística da Argentina (INPROTUR).