Caminho Iniciático de Santiago de Compostela será apresentado em Campo Mourão

Será realizada nesta sexta-feira (15), no Centro Catequético de Campo Mourão, a apresentação do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela – Rota da Fé -, que fará parte do roteiro do turismo religioso na região.

✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

O convênio para implantação do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela foi assinado em dezembro de 2022 pelo Governo do Estado. O trajeto, de cerca de 100 quilômetros, vai ligar Campo Mourão a Fênix, passando também por Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz. A maior parte do roteiro percorrerá áreas rurais.

O caminho é contíguo à Rota da Fé, percurso implantado pela Diocese de Campo Mourão, que já conta com 60 itinerários. Ele se estende por uma região que abrigou um povoado jesuíta e indígena no século XV.

No local onde a rota deve terminar, em Fênix, ainda se encontram ruínas de construções jesuíticas. A ideia agora é construir uma réplica da antiga cidade jesuíta de Vila Rica do Espírito Santo como parte do roteiro.

O pároco da Igreja de São Pedro, em Corumbataí do Sul, Gianny Gracioso Bento, ressaltou que há um esforço de toda a Diocese de Campo Mourão para bem receber os romeiros da Rota da Fé e, no futuro, do Caminho Iniciático. “Estamos caminhando há algum tempo com as comunidades locais, autoridades civis e eclesiásticas para que consigamos colocar em prática esse roteiro, que vai promover a questão cultural, religiosa e econômica turismo religioso gera”, destacou.