Campanha ‘Agosto Dourado’ incentiva a amamentação

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), este ano a 11ª Regional de Saúde não realizará atividades referente a campanha “Agosto Dourado”, que visa conscientizar e esclarecer a importância do aleitamento materno. No entanto, a enfermeira chefe de Seção de Atenção Primária em Saúde (SCAPS) da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Muriel Regina Vrecchi Davidoff, chama a atenção das mães para a importância do aleitamento. 

A enfermeira comentou que o aleitamento materno exclusivo é indicado até o sexto mês de vida do bebê, e o complementar, prioritariamente até os dois anos. “Mas a criança pode se alimentar do leite materno até quando a mãe conseguir manter este vínculo”, ressaltou, ao comentar que é importante para a mãe o apoio familiar nesta fase. 

Muriel chama a atenção que neste período de pandemia as mães devem redobrar os cuidados de prevenção na hora da amamentação. “Importante que eles redobrem os cuidados com higiene das mãos e sempre com máscara de proteção no momento da amamentação”, frisou. 

De acordo com Muriel, na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 1 a 8 de agosto, e na Campanha Agosto Dourado, que seguirá durante todo o mês, a Secretaria da Saúde do Paraná promoverá cinco palestras, transmitidas ao vivo feitas por meio das redes sociais,  direcionadas a profissionais que atuam na área e também às mães. Veja abaixo a programação completa.

O leite materno é um alimento completo; é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.  O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e, de forma exclusiva, até o sexto mês de vida. 

Segundo relatório do Fundo de Nações Unidas para Infância (UNICEF) apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de vida, e 32% continuam sendo amamentados até os dois ano.  “O Agosto Dourado  tem o intuito de sensibilizar o maior número de mães, pais e familiares para a importância do aleitamento materno”, ressalta Muriel. 

Programação 

As cinco “lives” programadas para a Semana Mundial do Aleitamento Materno acontecerão das 9h30 às 11h30, pelo canal do youtube, entre 3 a 31 de agosto. Nessa segunda-feira (3) abordou o tema “benefícios do aleitamento materno para a criança, a mulher, a sociedade e o planeta”; no dia vai abordar o início da lactação e a importância da doação de leite humano, dia 17 será sobre “aleitamento materno em situações especiais”, dia 24,  “estratégias pra promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e no dia 31, “ guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos”.

Agosto Dourado

A lei do Agosto Dourado é uma referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno e foi sancionada pela presidência da República em abril de 2017.  A campanha tem como objetivo informar as pessoas como a amamentação está ligada à nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza; e estimular ações para promover a amamentação como parte da nutrição, da segurança alimentar e de estratégias para redução da pobreza.