Campanha “Aquece Paraná” segue até esta terça na Comcam

Aberta no mês de julho, a campanha “Aquece Paraná”, coordenada na Comcam pelo escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), encerra nesta terça-feira (15) na região. A ação vem arrecadando roupas que serão repassadas a famílias carentes.

A chefe do escritório regional da SEJUF em Campo Mourão, Shelly Miriam Fernandes Nogueira, comentou que ainda não há um balanço repassado pelos municípios à regional.  No entanto, em nível de Paraná, a campanha já arrecadou mais de 10 mil peças. 

A população pode entregar as doações nos escritórios da Agência do Trabalhador. Se não houver agências nas cidades, podem ser entregues nas Secretarias de Ação Social. Em Campo Mourão, os pontos de coleta são na Agência do Trabalhador, Sanepar, Cohapar, e no próprio escritório da SEJUF, na rua Brasil 1620. 

Podem ser doados cobertores; roupas de cama; casacos; agasalhos; sapatos; tênis; mantas; blusas de lã; calças; gorros e toucas; roupas infantis de inverno; luvas; entre outros, desde que estejam em bom estado. É importante também que seja feita uma higienização das peças antes da entrega.

As pessoas interessadas em aderir a campanha podem acessar a página www.aqueceparana.pr.gov.br, apontar a câmera do celular para o código QR Code que aparece na tela e fazer o download do aplicativo Paraná Solidário. Criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com apoio técnico da Celepar, o aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. 

Ao abrir a ferramenta, é preciso fazer um cadastro de doador. Assim que fizer o login, o usuário é direcionado para as doações do Aquece Paraná, podendo escolher a categoria do produto a ser doado, entre agasalhos, cobertores ou outro item.

Os doadores devem descrever e adicionar fotos dos produtos e confirmar o envio. O aplicativo mostra então as instituições mais próximas que precisam daquela doação. O contato com a entidade para acertar os detalhes sobre a entrega é feito no aplicativo.

Além dos agasalhos, diversos outros itens podem ser entregues a instituições que atendem idosos, crianças e pessoas com deficiência, entre outros grupos vulneráveis.