Campanha ‘Maio Amarelo’ foca paz no trânsito em Campo Mourão

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o movimento nacional Maio Amarelo busca conscientizar a sociedade sobre a própria responsabilidade para reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Em Campo Mourão as ações, que começam no dia 8 de maio, serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, com apoio de parceiros.

O cerimonial de abertura no dia 8 será no auditório do SESC, a partir das 8h30, com participação de crianças atendidas pela Assistência Social no Fortunato Perdoncini e Colibri. Entre os dias 9 e 27 estão programadas palestras em escolas, postos de saúde ou empresas.

No dia 16 haverá uma blitz educativa em conjunto com Polícia Militar e Detran em local ainda a ser definido. Já no dia 23, a blitz educativa será nos bares Santo Mé, Bombar e 609, com participação da PM, Detran e clube de motos.

O fechamento da programação será no dia 29 de maio pela manhã, na Praça São José, com gincana educativa da PM, com participação de escolas, Detran e realização do dia do desafio com o SESC.

“A intenção é mobilizar todos a refletirem e mudarem atitudes que tornam o trânsito violento. Além de discutir o tema, é muito importante o engajamento em ações tanto do poder público quanto dos diferentes segmentos da sociedade”, argumenta o secretário municipal Ireno dos Reis Pereira.

A campanha

Realizado em 27 países, o “Maio Amarelo” é promovido no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A abordagem é semelhante à adotada por órgãos de saúde na promoção de meses de prevenção de doenças, como o Outubro Rosa, contra o câncer de mama, o Dezembro Vermelho, contra a disseminação da Aids.

Como nestes movimentos, o “Maio Amarelo” também usa um laço como símbolo, mas amarelo. A cor simboliza a necessidade de atenção ao problema. Vale lembrar que, ao lado de doenças cardiocirculatórias e de câncer, acidentes são uma das principais causas de mortes no Brasil.