Campanha para eleição do Conselho Tutelar termina nesta sexta-feira

Os candidatos que vão concorrer na eleição do Conselho Tutelar no próximo domingo têm até esta sexta-feira, dia 4, para visitar eleitores e pedir votos. No sábado, véspera da eleição, eles estão proibidos de fazer campanha, que começou no início de agosto. Nesse período, além de distribuição de material, os candidatos também puderam fazer campanha nas redes sociais.

Em Campo Mourão, pela primeira vez serão utilizadas urnas eletrônicas para a eleição do Conselho Tutelar. Nos demais municípios a votação continua em cédulas de papel. A eleição está sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Justiça Eleitoral.

O presidente do CMDCA em Campo Mourão, Wellington Souza, explica que não haverá transporte para eleitores. Teremos urnas em cinco locais estratégicos para facilitar o deslocamento do eleitor, observa. Segundo ele, mais de 100 pessoas vão trabalhar na eleição. Haverá fiscais e mesários em cada urna, além de fiscais de corredor e de pátio e uma equipe na apuração, ressaltou Souza.

Em Campo Mourão são 27 candidatos na disputa por cinco vagas. A legislação municipal permite que o eleitor escolha até cinco candidatos para votar. Por isso a urna eletrônica foi programada para receber até cinco votos. O eleitor pode escolher menos que cinco candidatos, mas para concluir a votação terá que continuar apertando a tecla branco e confirmando até aparecer escrito Fim na urna, explica o presidente.

 

>> Conheça os 27 candidatos a conselheiros tutelares em Campo Mourão

 

No total serão 18 urnas em cinco locais de votação. Com a eleição em mais pontos da cidade, a expectativa é que mais eleitores participem da votação, que não é obrigatória. Na eleição anterior, há quatro anos, a eleição foi em cédula, em apenas um local e atraiu apenas 3.782 eleitores.

Este ano o eleitor deve observar o número da seção no título para saber onde está a urna. É obrigatório levar o título e um documento com foto, explica Souza. Os locais de votação serão a Unespar-Fecilcam (7 urnas); Colégio Antonio Teodoro de Oliveira (5 urnas); Colégio Ivone Castanharo (3 urnas); Escola Cidade Nova (2 urnas) e Escola Municipal Ethanil Bento de Assis, com uma urna.

Serviço do Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo que tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Entre suas atribuições está atender e aconselhar os pais ou responsáveis; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. Além disso, tem a função de informar ao Ministério Público fatos que constituam infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente; encaminhar casos para a autoridade judiciária e assessorar o Poder Executivo municipal na elaboração de políticas públicas.

É um trabalho que envolve toda a rede de proteção a criança e ao adolescente e que exige dedicação exclusiva, pois os conselheiros trabalham em escalas de plantão, inclusive em fins de semana e feriados, explica o presidente do CMDCA, ao lembrar que na gestão atual também passou a ser exigido o registro do ponto digital das conselheiras, controle de horário que até então não existia.

Os 5 locais de votação e as urnas

1 – Escola Antonio Teodoro de Oliveira (5 urnas – eleitores dos colégios Antonio T. Oliveira, Dom Bosco, Vinicius de Moraes, Escola Eroni Maciel Ribas, Caetano Munhoz da Rocha, Constantino de Medeiros, Maonel da Nóbrega, Monteiro Lobato, Narciso Simão e Paulo VI).

2 – Escola Municipal Cidade Nova (2 urnas – eleitores que votam: Cidade Nova, Manoel Bandeira e Mário Quintana)

3 – Unespar/Fecilcam (7 urnas – eleitores da Fecilcam, Faculdade Integrado, Escola Castro Alves, colégios Vicentino Santa Cruz, Osvaldo Cruz, Marechal Rondon, Unidade Polo, escolas Bento Mossurunga, Urupês, Parigot de Souza, Zacarias de Paula Xavier e Sesc)

4 – Escola Estadual Ivone Castanho – Jd Tropical (3 urnas – eleitores do Colégio Ivone Castanho e das escolas Darci Costa, Caic, Maria do Carmo Pereira e Domingos José de Souza).

5 – Escola Ethanil Bento de Assis – Jd Santa Cruz(uma urna para os eleitores que votam nesta escola).