Campo Mourão abre seis vagas para residência em Artes Visuais

A Secretaria Municipal de Cultura de Campo Mourão abriu seis vagas de residência para artistas visuais com experiência prévia em linguagens como Aquarela, Pintura em Tela, Desenho, Mosaico, Entalhe em Madeira e Arte Digital.

A residência será realizada no Centro de Criatividades (CECRIA), na Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello. As inscrições vão até 5 de junho de 2024, às 17 horas, por meio de formulário online da Secretaria Municipal de Cultura de Campo Mourão, disponível no link: https://forms.gle/WxoTiXHsJJBmyNvG9

O principal objetivo da residência é fomentar pesquisas poéticas e estéticas nas artes visuais, além de contribuir para a formação artística dos selecionados. Eles terão a oportunidade única de desenvolver seus trabalhos autorais no espaço do CECRIA, enquanto participam de oficinas ministradas pelos próprios residentes, promovendo um intercâmbio valioso de saberes e experiências.

O programa é exclusivo para artistas mourãoenses que residam em Campo Mourão há pelo menos 2 anos. As inscrições estão abertas para pessoas jurídicas na categoria MEI (Microempreendedor Individual), com sede em Campo Mourão. Associações, cooperativas e coletivos não poderão participar, são 6 prêmios de 10 mil reais cada.

Cada artista pode se inscrever em uma única categoria, entre elas Desenho, Pintura em Tela, Mosaico, Aquarela, Entalhe em Madeira e Arte Digital. Como contrapartida, os selecionados devem entregar uma obra nova de sua autoria, utilizando a técnica para a qual foram selecionados, que será incorporada ao Acervo de Obras da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante a residência de 25 dias, os artistas deverão produzir suas obras no CECRIA, além de ministrar oficinas com duração total de 15 horas, distribuídas ao longo do período. As oficinas devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 18 às 19 horas, e aos sábados de manhã, entre as 9 e 12 horas, ficando a critério do artista a organização dos dias e horários.