Campo Mourão aplica 4ª dose contra Covid na população de 48 e 49 anos ou mais

A Secretaria da Saúde de Campo Mourão está aplicando nesta semana a 2ª dose de reforço, ou 4ª dose, na população de 48 anos ou 49 anos ou mais. Conforme o calendário divulgado pela prefeitura, nesta terça-feira (28), recebem a vacina moradores de 49 anos ou mais que receberam a 3ª dose há quatro meses.

A imunização está sendo realizada das 8 às 11 horas nas UBS Urupês, Copacabana, Cidade Nova, Centro Social Urbano, Damferi, Modelo, Tropical, Avelino Piacentini, Paulista e Cohapar.

Já nesta quarta-feira (29), serão vacinados moradores de 48 anos ou mais no mesmo horário e locais acima citados. Pode vacinar quem recebeu a 3ª dose há quatro meses. A vacinação deste público está sendo possível devido a uma nova remessa de vacinas recebidas pela 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR).

“Conforme a quantidade de vacina que recebemos, disponibilizamos para atender a população”, explica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos. Ele lembra que é necessário apresentar o comprovante de vacinação e documento com foto.

O chefe da 11ª Regional de Saúde Eurivelton Wagner Siqueira, informou à TRIBUNA, em recente entrevista, que muitas pessoas, em vários municípios não compareceram para receber a segunda dose contra Covid ou dose de reforço – 3ª dose. Ele chama atenção que é importante a população concluir o esquema vacinal para estar protegida de complicações mais graves da doença.

“Tivemos casos de ter que remanejar as vacinas a outros municípios que estavam vacinando mais para não correr o risco de perder as doses porque a população não está comparecendo para vacinar em algumas cidades”, ressaltou.

Ele observou que o avanço da vacinação vem reduzindo significativamente internações por complicações do coronavírus e o número de mortes. Para se ter ideia, conforme último balanço divulgado pela secretaria de Campo Mourão, os casos ativos da Covid-19 reduziram quase o triplo na última semana. De 127 casos caíram para 48. No entanto, no período, mais três pessoas morreram por complicações da doença elevando para 393 o número de óbitos no município.

Na última semana foram confirmados 48 novos casos, média de 6,8 por dia, enquanto o número de pacientes curados foi 124. Desde o início da pandemia a cidade acumula 29.106 casos de coronavírus, dos quais 28.665 se recuperaram. Os casos ativos por município na região são: Boa Esperança (1); Campina da Lagoa (16); Campo Mourão (48); Corumbataí do Sul (1); Engenheiro Beltrão (17); Goioerê (23); Janiópolis (16); Juranda (11); Moreira Sales (10); Nova Cantu (4); Peabiru (8); Quinta do Sol (2); Rancho Alegre D’Oeste (4); Roncador (3); Terra Boa (33) e Ubiratã (13).

“Apesar da redução dos casos, mortes e internamentos, ainda estamos enfrentando uma pandemia, ou seja, todos os cuidados básicos devem ser mantidos como distanciamento social, higienização das mãos com álcool em gel e uso da máscara, embora esta última medida não seja mais obrigatória”, ressaltou Siqueira.