Campo Mourão bate 39,5º graus e tem dia mais quente desde 1997

39,5 graus. Foi a temperatura máxima nessa sexta-feira (2) em Campo Mourão, a maior já registrada desde 1997 (23 anos). As informações são do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Ubiratã, que também registrou recorde de calor, a temperatura foi ainda mais alta: 41,0. Para hoje a temperatura máxima prevista na cidade é 36ºC, enquanto amanhã cai para 32ºC

“A tarde de sexta-feira foi de muito calor no Paraná. O ar seco e quente proporcionou um aquecimento bastante expressivo e várias cidades acabaram “quebrando” os recordes de temperatura máxima de 2020 e até mesmo do próprio histórico da base de dados do Simepar, desde 1.997”, informou o Simepar. 

Segundo o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, neste sábado (3), o tempo muda em parte do Paraná, pois os ventos predominantes contribuem para o ingresso de umidade do Oceano. Na maior parte do interior continua quente. A partir da tarde chove em pontos do sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e do norte paranaense, com temporais localizados.

A estiagem e as altas temperaturas estão aumentando drasticamente o consumo de água em Campo Mourão. E segundo a Sanepar, se a população não fizer o consumo consciente poderá faltar água.

Para se ter ideia, nessa sexta-feira nos horários de pico consumo foi de 220 litros por segundo desde manhã, quando a média é normalmente de 190 litros. “Se o consumo não voltar aos patamares normais poderá faltar água”, alertou a chefe regional da Sanepar, Araceli Pendiuk.