Campo Mourão celebra hoje o Dia do Fusca. Data tem significado especial para cidade

A cidade de Campo Mourão, comemora nesta sexta-feira (29) o Dia do Fusca. A data, celebrada por meio de projeto de lei de autoria do então vereador Sidnei Jardim, relembra o dia em que o ex-prefeito e ex-ministro do STJ – Superior Tribunal de Justiça, Milton Luiz Pereira (in memorian), deixou o cargo de prefeito em Campo Mourão, em 1967.

No dia da despedida, ele foi presenteado pela comunidade com um Fusca zero quilômetro. O amor pelo Fusca e a gratidão pelo presente fez com que ele nunca abrisse mão do veículo. Mesmo sendo Ministro do STJ, nunca comprou outro carro. Usava sempre o Fusca que ganhou da comunidade em reconhecimento pelos bons serviços prestados à frente da administração municipal. Milton Luiz Pereira faleceu em fevereiro de 2012, em Curitiba, onde morava.

O político nascido em São Paulo, morou em Curitiba, onde se formou em direito. Em 1963, candidatou-se ao cargo de prefeito e foi eleito. Nos anos em que ficou à frente da prefeitura, ele mandou abrir estradas, construiu biblioteca, rede de esgoto e deixou as contas do município em dia. A gestão foi considerada inovadora para a época.

Porém, antes do fim do mandato, ele renunciou ao cargo, para assumir uma vaga de juiz federal. Foi quando os moradores fizeram uma vaquinha e decidiram presenteá-lo com um Fusca. A escolha não foi à toa. Pereira tinha vendido o carro da família para pagar contas e andava a pé pela cidade.

O presente inesperado veio acompanhado de uma situação inusitada. Na hora da entrega, o Fusca não ligou. Os moradores, então, empurraram o carro até a casa do político, com ele e a família dentro. Em um discurso gravado à época da renúncia, Milton Luiz Pereira disse que saía tranquilo do cargo. Depois da renúncia, ele nunca mais voltou a atuar na política. Dedicou-se à magistratura e chegou ao cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça. Ele morreu em 2012, horas depois do falecimento da mulher. O casal estava internado no mesmo hospital. O carro e as lembranças permanecem na família até hoje. O veículo, que estava com a família em Curitiba.

Clube do Fusca

Da paixão pelo Fusca, foi criado no dia 25 de junho de 2006, o Clube do Fusca de Campo Mourão, que promove encontros, passeios e viagens. O clube já promoveu duas viagens para Curitiba, uma viagem para Blumenau e, em 2010, participou de um encontro no Autódromo de Interlagos em São Paulo.

“Por causa da pandemia tivemos que interromper os encontros, que já deixaram de acontecer em 2019, antes mesmo da pandemia. Naquele ano estávamos nos organizando para fazer um evento anual. A ideia era realizar em 2020, mas aí veio a pandemia e tudo foi interrompido”, disse Mauricio Pozza, presidente do clube. No último fim de semana, o clube promoveu um encontro de Fuscas na praça central de Campo Mourão.