Campo Mourão celebra Independência do Brasil com tradicional desfile cívico
O feriado de 7 de Setembro, neste sábado, foi marcado pelo Desfile da Independência em Campo Mourão. O evento, que acontece na área central, reunirá diversos participantes. Isso sem contar o grande público que comparece para assistir ao evento.
O desfile começou às 8 horas. A organização é da Fundação Cultural. Entre as instituições presentes estão escolas municipais e estaduais, clubes de serviços, grupo de Escoteiros e da Terceira Idade e corporações militares como Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Polícias Civil e Militar, entre outros. O desfile também contará com apresentação da Banda Mirim da Casa da Música.
A concentração dos participantes será nos fundos do Clube 10 de Outubro, de onde será a largada. O trajeto será o mesmo de anos anteriores, na Avenida Irmãos Pereira entre a Rua Interventor Manoel Ribas, seguindo até a esquina com a Rua São Paulo onde ficará o palco de autoridades.
Independência
A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.
Diferentemente do que muitos acreditam, a independência do Brasil não foi pacífica. Com a declaração da independência, uma série de regiões no Brasil demonstrou sua insatisfação e rebelou-se contra o processo de independência. Eram movimentos “não adesistas”, isto é, movimentos que eclodiram nas províncias que não aderiram ao processo de independência e que se mantiveram leais a Portugal. Os quatro grandes centros da resistência contra a independência do Brasil aconteceram nas seguintes províncias: Pará, Bahia, Maranhão e Cisplatina (atual Uruguai). Aconteceram campanhas militares nessas localidades, e os combates contra as forças que não aderiram à independência estenderam-se até 1824.