Campo Mourão: obras no cemitério só até esta quinta; limpeza pode seguir até sexta

Encerra nesta quinta-feira (30) o prazo para obras e construções no Cemitério São Judas Tadeu, em Campo Mourão. A norma é estabelecida em decreto municipal. Demais serviços, como pinturas e limpezas, podem ser realizados até esta sexta-feira (31). No Dia de Finados é proibido qualquer tipo de serviço no espaço.

Conforme a administradora do cemitério, Janete Iori, nos últimos dias, a movimentação no “Campo Santo” aumentou significativamente, tanto de pessoas que procuram o local para reformas e construções de túmulos quanto do pessoal que está fazendo remoção de tocos e de galhos e limpeza em geral.

“Geralmente nesta data também temos um aumento de regularização de túmulos, pois o pessoal vem ao cemitério devido à data e a gente já vê a situação documental”, destacou. Os responsáveis pelas obras devem recolher os entulhos e restos de materiais ao fim dos trabalhos. Ao solicitar autorização para a obra, o titular do lote já é orientado sobre a medida.

Outra orientação, já para o Dia de Finados, é que os visitantes não coloquem vasos ou flores que acumulem água nos túmulos e também que as embalagens de plástico sejam retiradas. Materiais que acumulam água podem servir de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Comércio ambulante

Foram liberadas 52 vagas ao comércio ambulante no espaço do estacionamento externo do cemitério. Nas barracas do comércio ambulante, não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, produtos eletrônicos ou flores que acumulem água. No dia 2 de novembro, haverá plantão com toda a equipe da administração para auxiliar na localização dos túmulos e atender o público durante as homenagens.

Mais de 40 mil pessoas estão sepultadas no cemitério, que conta com mais de 15 mil túmulos em uma área de 3,5 alqueires. No Dia de Finados, entre 10 e 15 mil visitantes de Campo Mourão e região devem passar pelo cemitério.

Novena

Está sendo realizada também no cemitério a Novena de Finados, coordenada pela Paróquia Santa Rita de Cássia, do Jardim Alvorada. As celebrações seguem até o sábado (1º de novembro) e são presididas pelo padre da paróquia, Genivaldo Barboza, sempre a partir das 19h30. As celebrações são realizadas na Capela do Cemitério, no portal de entrada lateral, em frente à Avenida Pedro Viriato de Souza.

No Dia de Finados, os portões do “campo santo” serão abertos pela madrugada, por volta das 5 horas. Várias missas serão celebradas ao longo do dia às 6 horas, 8 horas, 10 horas, 12 horas, 14 horas, 16 horas e 18 horas.