Campo Mourão promove campanha preventiva contra câncer do colo de útero e de mama no sábado

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (25), mais uma campanha preventiva contra o Câncer do Colo do Útero e de exame clínico de mama. Conforme nota divulgada pela Assessoria de Comunicação do município, as Unidades de Saúde Cohapar, Pio XII, Lar Paraná (Vila Cândida), Copacabana, Modelo, Avelino Piacentini, Fortunato Perdoncini e Centro Social Urbano (Avenida Afonso Botelho) atenderão das 13 às 17 horas.

Nas campanhas de preventivo são realizados exames de citologia oncótica em mulheres entre 25 e 64 anos que têm ou já tiveram atividade sexual. Também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos.

Para fazer o exame do câncer do colo de útero a mulher não deve estar no período menstrual, nem ter relações sexuais dois dias antes. Outra orientação é não usar duchas ou cremes vaginais. O resultado fica pronto entre 20 a 30 dias e deve ser procurado nas UBS. Os documentos exigidos são RG e cartão SUS.

“É mais uma oportunidade para quem não consegue ir às UBS durante a semana”, explica a gerente da Atenção Básica, Suelen Lima, ao lembrar que o tratamento desses tipos de cânceres é mais eficiente e em menos tempo quando descobertos precocemente. A Secretaria de Saúde também iniciou este ano uma campanha com empresas para prestar atendimento às funcionárias nos locais de trabalho.

Orientação

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora desta faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos. Os exames fora deste critério podem ter resultados falso-negativos.

No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 66.280 novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontou ainda que no Paraná, o número pode chegar a 3.470.

Já o câncer do colo do útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo a quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2021, são estimados 990 novos casos desta doença, no Estado.

Umas das formas de diagnosticar o câncer de mama, a mamografia, é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Mulheres com idade acima de 35 anos e com fatores de risco também devem fazer o exame. O ideal é que as mamografias sejam realizadas a cada dois anos.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Com a pandemia da Covid-19, o Paraná registrou uma redução de 45% no número de mamografias, são 156.276 exames que deixaram de ser feitos. De acordo com o Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), em 2019, foram realizadas 347.319 mamografias. Já em 2020, o número caiu para 191.043. Desde o início deste ano, 128.222 mulheres paranaenses já fizeram a mamografia, e 250.750 exames de rastreamento do câncer do colo do útero.