Campo Mourão recebe Assembleia Itinerante com a oferta de serviços e sessão especial
Campo Mourão receberá pela primeira vez, nesta quinta-feira (5), a Assembleia Itinerante, uma iniciativa de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A sessão especial será realizada às 18 horas na Associação dos Engenheiros Agrônomos, reunindo autoridades locais, regionais e estaduais. O projeto continuará na cidade até esta sexta-feira (6), durante a Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (FATI). Além da coleta de reivindicações da população e de representantes do poder público, serão homenageadas 6 personalidades políticas.
O prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, comemorou a escolha de Campo Mourão como sede desta edição. “Receber a Assembleia Itinerante é motivo de grande orgulho para nosso município. Esse projeto representa o verdadeiro espírito democrático, em que o poder público vai ao encontro da população, ouve suas demandas e promove um debate direto. É uma alegria para nós sermos parte disso, especialmente em um espaço como a FATI, que simboliza inovação, desenvolvimento e futuro para a nossa região”, destacou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Jadir Pepita, também celebrou a presença da Assembleia Legislativa do Paraná em Campo Mourão. “Será um dia especial. É uma honra receber a Assembleia Legislativa na nossa cidade. Será a oportunidade da população local e regional apresentar suas demandas aos nossos deputados frente a frente”, comentou, ao destacar também a realização da FATI.
O deputado estadual Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, destacou que a sessão em Campo Mourão é a 23ª edição da Assembleia Itinerante, que já atingiu mais de 600 mil paranaenses. “Será a oportunidade para os representantes dos municípios, entidades e comunidade em geral apresentarem demandas da região, cuja contribuição pode viabilizar a apresentação de projetos. É uma forma também de os deputados conhecerem a realidade de outros municípios”, afirmou.
Criada em 2023, a Assembleia Itinerante busca reduzir a distância entre a capital e o interior, permitindo que moradores e entidades locais apresentem reivindicações, pedidos e sugestões diretamente aos deputados estaduais. Até o momento, mais de 5,5 mil demandas já foram recebidas por meio da iniciativa, muitas delas transformadas em ações efetivas.
Conforme Curi, muitas das demandas durante as sessões itinerárias já viraram realidade. “A Assembleia está mais próxima de quem nos elegeu e de quem representamos de fato. Essa é a nova gestão da Assembleia Legislativa do Paraná: protagonista e presente no desenvolvimento da economia e na melhoria da vida das pessoas, sejam elas do interior ou da capital”, ressaltou Curi.
Prestação de serviços
A Justiça Eleitoral estará presente com atendimentos gratuitos à população, oferecendo emissão de título de eleitor para maiores de 15 anos, transferência de domicílio eleitoral, revisão cadastral e quitação de multas por ausência nas eleições, no valor de R$ 3,51 por turno.
Já a Defensoria Pública do Paraná prestará orientação e atendimento jurídico gratuito em diversas áreas, como direito de família, sucessões, registros públicos, direito cível, fazenda pública, infância e juventude (nas esferas cível e infracional), violência doméstica e familiar contra a mulher, além de direito criminal e execução penal.
Serviço
A sessão itinerante será transmitida ao vivo pelas redes sociais da ALEP, no Instagram: @assembleiaparana; Facebook: @assembleialegislativapr; e canais 10.2 da TV aberta e 16 da NET/Claro.