Campo Mourão recebe batalha de poesia neste sábado

A cidade de Campo Mourão recebe neste sábado (27), a batalha de poesia. Será a partir das 15 horas na Praça Getúlio Vargas, com a participação dos alunos que fizeram as oficinas “Poesia e Sociedade” com Érica Paiva Rosa, “Criação Poética” com Jéssica Campos e “Corpo e Poesia” com Lucas Afonso, oferecidas pelo projeto ao longo do mês. Nelas, os participantes conheceram o slam (campeonato de poesia falada), escreveram poemas e treinaram suas performances para se apresentarem no evento que encerra a passagem do projeto maringaense por Campo Mourão. Eles apresentarão poemas autorais de até três minutos de duração, sem acompanhamento musical e sem uso de adereços, figurinos ou objetos cênicos.

O campeonato é organizado em três rodadas de apresentação. Os poetas passam de rodada de acordo com as notas que recebem de um júri popular, formado na hora do evento por cinco membros da plateia. O júri atribui notas de 0 a 10 para cada apresentação, avaliando poema e performance. Os cinco primeiros lugares ganham premiação em livros literários e os três primeiros lugares ganham troféus.

O evento terá interpretação em Libras, DJ e microfone aberto nos intervalos. Também contará com uma apresentação do poeta Lucas Afonso (SP), MC, autor do livro “A Última Folha do Caderno”, musicoterapeuta, ator, fundador do Slam da Ponta, Campeão do Slam Brasil e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesia (FR).

“Se apresentar na Batalha de Poesia é muito importante para os participantes das oficinas, porque nesse evento eles colocam em prática tudo o que aprenderam e mostram ao público as suas produções ao longo das formações. É na batalha que eles sentem a emoção de apresentar um poema publicamente, além de entenderem como o campeonato se organiza na prática. Outro ponto legal é que o evento atinge outras pessoas que passam a conhecer o slam, um movimento poético que está chegando ao interior do estado”, comenta a produtora cultural e professora de literatura Érica Paiva, também fundadora do Slam Pé Vermelho (Maringá) e organizadora do livro “Poesia é o Conselho”.

O objetivo projeto é que, após a sua finalização, o público atendido tenha conhecimentos necessários para organizarem outras comunidades de slams em suas cidades.  Nos próximos meses as oficinas também devem ser realizadas em Sarandi e Maringá. O projeto é realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.