Campo Mourão recebe mais de 250 migrantes nos últimos 3 meses e Cáritas pede doações
Com a vinda recente de novos migrantes em Campo Mourão, a Cáritas Diocesana local está realizando uma campanha de arrecadação. Os principais itens que podem ser doados são móveis em bom estado, utensílios de cama e banho e produtos de higiene pessoal. Para contribuir, basta entrar em contato por WhatsApp ou ligação com a instituição e combinar as formas de entrega ou retirada ou, ainda, outras maneiras de ajudar: (44) 99987-4887, (44) 99987-4872 ou (44) 99975-0101.
De acordo com a agente de integração da Cáritas de Campo Mourão Vanessa Viana, nos últimos três meses, chegaram à cidade 258 pessoas, sendo 152 homens e 106 mulheres, incluindo idosos e crianças. Elas são provenientes de países como Argentina, Venezuela, Cuba, Colômbia, Marrocos, Egito e Tunísia e vieram para Campo Mourão em busca de condições de vida dignas e oportunidades de trabalho.
Para isso, a Cáritas tem atuado desde 2021, auxiliando os migrantes principalmente na regularização da documentação pessoal, além de oferecer orientações sobre educação e saúde e encaminhamento ao mercado de trabalho. A instituição também desenvolve ações voltadas à conscientização da comunidade local, com o objetivo de promover o respeito e a garantia dos direitos humanos. Entre essas iniciativas, está o Seminário sobre Tráfico Humano e Trabalho Escravo, que já está em sua segunda edição.
Algumas das famílias estão abrigadas temporariamente na Casa de Acolhida ao Migrante Dom Virgílio de Pauli, mantida pela Cáritas. Outras conseguiram se instalar em diferentes locais, mas também precisam de ajuda com doações, mas ainda dependem de doações para suprir necessidades básicas, como alimentos, roupas e móveis. Segundo dados repassados pela instituição, cerca de 1.200 pessoas de diversas nacionalidades residem atualmente em Campo Mourão.
A Cáritas também presta atendimento a migrantes instalados em municípios da região pertencentes à Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). De acordo com a instituição, o levantamento do número de pessoas atendidas nesses locais ainda está sendo realizado pelas equipes.
👉 Confira a lista de grupos de WhatsApp de Campo Mourão
Casa do Migrante
A Casa do Migrante foi inaugurada em Campo Mourão em junho de 2024, por meio de uma parceria entre as Cáritas Diocesana local, a Cáritas Brasileira – Regional Sul II do Paraná, a prefeitura municipal e a Itaipu Binacional. Ela tem capacidade para abrigar aproximadamente 20 pessoas.
O imóvel funciona em formato de república, sendo autogerido pelos próprios moradores. As famílias podem permanecer no local por alguns meses, até conseguirem um trabalho e encontrarem uma moradia definitiva.


