Campo Mourão registra 1.039 casos positivos de Covid-19 em uma semana

Boletim divulgado na noite desta quinta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão aponta um total de 1.039 casos positivos de Covid-19 no período de uma semana. Apesar de alto, o número não chegou a surpreender as autoridades de Saúde do município.

“Pelo percentual de pessoas que tem buscado atendimento e testado positivo a gente já espera que passaria de 1.000 casos”, disse o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos. Ele observa que a grande quantidade de testes rápidos também contribui para elevar os números.

Ainda conforme o boletim, a média diária de casos positivos em uma semana foi de 144,7, enquanto a de recuperados foi de 99,4. Já os casos suspeitos somam 846. Apesar dos números positivos, o número de internamentos hospitalares é baixo. São cinco pacientes internados na enfermaria e 3 na UTI. Não houve registro de óbito pela doença. “Sinal que a vacinação surtiu o efeito esperado”, pondera o secretário.

A movimentação de pessoas com sintomas em busca de testes rápidos têm crescido, tanto na rede pública quanto em farmácias. “Ficou evidente o relaxamento da maioria das pessoas em relação as medidas de prevenção neste início de ano, não apenas em Campo Mourão como em todo o pais”, observou um médico que atende na UPA.

Os números na região também confirmam a onda crescente de casos. De sábado até quarta-feira foram 1.875 novos casos em 23 cidades. Desde o início da pandemia, a Comcam acumula mais de 52,5 mil casos de Covid-19, que resultaram em 1.082 mortes.