Campo Mourão se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nesta semana, em São Paulo, o Ranking de Competitividade dos Municípios que apresenta a realidade socioeconômica das 411 cidades do Brasil com mais de 80 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.

Campo Mourão se destaca na lista. Subiu 51 posições em 2021 em relação a 2020, passando para o 77º lugar. No Paraná, ficou em 8º lugar e em 22º em toda a região Sul do país.

O levantamento foi feito considerando indicadores, que verificam a performance dos municípios. Neste ano, a novidade é o olhar de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, da sigla em inglês) e 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) dos municípios brasileiros. Esta é a segunda edição do ranking.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares, que tratam de temas como economia, acesso e qualidade da saúde, educação, meio ambiente, saneamento, segurança e funcionamento da máquina pública.

De acordo com o levantamento, na área de saneamento Campo Mourão obteve a 5ª colocação, capital humano (42º); acesso à saúde (59º); funcionamento da máquina pública (68º); telecomunicações (96º); acesso à educação (122º); qualidade da saúde (130º); qualidade da educação (138º); inovação e dinamismo econômico (156º); sustentabilidade fiscal (212º); inserção econômica (258º); meio ambiente (297º); e segurança (345º).

Em todo o Paraná, 16 cidades aparecem entre as mais sustentáveis e 12 estão entre as 100 mais competitivas do Brasil. Além de Campo Mourão, as outras cidades que aparecem entre as 100 mais competitivos são Curitiba (6º), Maringá (17º), Francisco Beltrão (31º), Londrina (37º); Cascavel (39º); Toledo (58º); Pato Branco (63º); Paranavaí (78º); Umuarama (90º); Ponta Grossa (96º); e Foz do Iguaçu (97º).

Campo Mourão é destaque também no indicador com relação ao índice ESG, que se refere às melhores práticas sociais, ambientais e de governança de um setor e é também um critério para investimentos ficando com a 44º colocação no Estado. Já com relação aos ODS, ficou com a 54º colocação.

As cinco piores cidades do ranking estão todas no estado do Pará: Moju, Breves, Tailândia, Tucuruí e Cametá.

O Ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade. É a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

O Ranking analisa o total de 411 municípios brasileiros (7,38% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2020. Em conjunto, os 411 municípios em análise correspondem a 59,75% da população brasileira (126,52 milhões de habitantes).

Como resultado, a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.