Campo Mourão serve o Carneiro no Buraco para mais de 6 mil pessoas neste domingo

O município de Campo Mourão serve neste domingo (12) o seu tradicional prato típico, o Carneiro no Buraco, para mais de 6 mil pessoas. A abertura do buraco número 1 será às 11 horas. O almoço com a iguaria será servido das 11h30 às 14 horas. Pessoas de toda a Comcam e outras regiões do Paraná são esperadas para o evento, cuja programação aconteceu no Parque de Exposições Getúlio Ferrari.

O almoço será prestigiado também por várias lideranças políticas locais, regionais, estaduais e federais. Entre as presenças confirmadas estão: Sérgio Moro (senador), pré-candidato ao Governo do Paraná; Alexandre Curi (deputado estadual), pré-candidato ao Senado; Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba, pré-candidato ao Governo do Estado; Beto Richa (deputado federal); entre outras. A expectativa da comissão organizadora é que mais de 100 mil pessoas participem da festa durante os quatro dias.

Para formar o braseiro, este ano serão utilizadas 140 toneladas de lenha, fornecidas sem custos à prefeitura pela Coamo Agroindustrial Cooperativa, uma das parceiras da festa. Nesta edição serão preparados 140 tachos, cada um com 27 quilos de carne, além dos legumes e temperos. Em cada buraco vai uma tonelada de lenha e cada tacho é suficiente para servir aproximadamente 50 pessoas.

O preparo do prato típico, há 28 anos, está a cargo da Associação Panela, responsável pela Cozinha Única. O coordenador, Valter Tonelli, o Peteleco, explica que pelo menos 120 pessoas (entre voluntários e contratados) trabalham no preparo. Tudo começa no início da semana da festa, com limpeza de tachos, preparo dos temperos e utensílios utilizados no processo.

A lenha é acesa nos buracos a partir das 23 horas de sábado, dia 11. Os tachos já montados com a carne, legumes são descidos nos buracos na madrugada de domingo (12), por volta das 3h30, quando a lenha já virou brasa. O cozimento leva cerca de 4 a 5 horas, quando os primeiros tachos já podem ser retirados.

Aberta nessa quinta-feira (9), reunindo um público de cerca de 40 mil pessoas, a programação segue neste sábado (11). A partir das 9 horas ocorre a continuidade da Etapa dos Três Tambores. À noite, o rodeio começa às 20 horas, seguido pelo show de Viola no Campo, às 20h30, no Palco Carneiro. Um dos momentos mais tradicionais da festa acontece às 21h45, com o cortejo pelo parque para o acendimento do Buraco nº 1. Às 22h30, Bruno & Barreto comandam o show principal no Palco Brasil, enquanto o grupo Samba Timbó se apresenta simultaneamente no Palco Carneiro.

No domingo (12), encerramento da festa, além do almoço, das 11h30 às 14 horas, haverá programação musical com Henrique Costa, às 14 horas; Lincoln Band, das 15h às 15h45; e Rosenildo, das 16h às 18h, todos no Palco Carneiro. A final da Etapa dos Três Tambores está marcada para as 18h. Na sequência, o DJ Will Rodrigues anima o público a partir das 19h, no Palco Carneiro, enquanto a grande final do rodeio acontece às 19h30, encerrando a programação da festa.

Origem do prato

Mais do que um prato típico, o Carneiro no Buraco é um dos maiores símbolos da identidade cultural de Campo Mourão. Reconhecido como patrimônio imaterial do município e destaque da gastronomia paranaense, o prato reúne história, tradição e o espírito comunitário que marcam a trajetória da cidade.

A origem da receita remonta ao início da década de 1960, quando Ênio Camargo de Queiroz, juntamente com as famílias de Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, decidiu experimentar uma forma diferente de preparo da carne de carneiro. Inspirados em práticas indígenas sul-americanas e em costumes retratados em um filme texano, eles desenvolveram um método de cozimento lento em tachos enterrados em um buraco no solo, aquecido por brasas.

A receita foi aperfeiçoada ao longo dos anos. Adelaide Teodoro de Oliveira teve papel fundamental no ajuste dos temperos e ingredientes até chegar ao sabor que se tornou característico do prato. Na década de 1980, Tony Nishimura, herdeiro da receita, contribuiu para consolidar e difundir a tradição, tornando-se uma das principais referências no preparo do Carneiro no Buraco.

A partir da década de 1970, o prato passou a integrar confraternizações e eventos locais, conquistando cada vez mais admiradores. Em 1991, nasceu a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, idealizada pelo Aero Clube de Campo Mourão com o apoio do grupo Boca Maldita e lideranças locais, que buscavam preservar a autoria da receita e fortalecer a identidade gastronômica do município.

A primeira edição foi realizada em julho daquele ano e reuniu 70 tachos, cada um com capacidade para servir cerca de 60 pessoas. O sucesso foi imediato e o evento cresceu ao longo das décadas. Atualmente, aproximadamente 183 tachos são preparados durante a festa, que atrai milhares de visitantes e está entre os maiores eventos gastronômicos do Paraná.

Em 2019, a Festa Nacional do Carneiro no Buraco foi incluída oficialmente no calendário estadual de eventos turísticos. O prato também recebeu o reconhecimento como patrimônio imaterial de Campo Mourão, reforçando sua importância histórica, cultural e turística.

O preparo continua sendo um dos grandes atrativos da festa. A carne é cuidadosamente temperada e acomodada em grandes tachos, juntamente com legumes como batata, cenoura, cebola e mandioca. Em seguida, os tachos são enterrados em buracos previamente aquecidos com brasas, onde permanecem por várias horas em cozimento lento. O resultado é uma carne macia, suculenta e de sabor marcante, preservando uma tradição que atravessa gerações.